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A reinvenção da lancheira dos pequenos

Saiba como montar o lanche perfeito para a criançada de forma saudável e sem complicações

by redação bazaar
Foto: Divulgação

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Por Érika Masckiewic

Com a rotina atribulada, muitas vezes fica difícil preparar uma lancheira saudável para a criançada. E a obesidade infantil vem crescendo de maneira alarmante, com sérias repercussões na saúde da população infantil, sendo considerada a doença nutricional que mais cresce no mundo e a de mais difícil tratamento. “Na infância, o manejo é ainda mais complexo que na fase adulta, pois está relacionada às mudanças de hábitos alimentares e à disponibilidade dos pais, além da falta de entendimento da criança sobre as consequências que o excesso de peso pode causar”, explica a nutricionista Elaine Pádua, autora do livro “O que tem no prato do seu filho?” (Editora Alles Trade).

Segundo a especialista, o ideal é escolher alimentos ricos em nutrientes, como carboidratos (grupo dos energéticos), proteínas (grupo dos construtores) e vitaminas e minerais (grupo dos reguladores). “Por isso, as preparações e as opções de lanches devem ser bem diversificadas, a fim de garantir as propriedades nutricionais específicas de cada grupo alimentar”, sugere.

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Quer saber como substituir as guloseimas por alimentos saudáveis? A nutricionista dá as dicas. “A coxinha da cantina da escola pode ser trocada por um sanduíche preparado com pão integral, frango desfiado e patê de iogurte, ou então, patê de atum com creme de queijo ou com muçarela de búfala e tomate picadinho”, orienta. O salgado gorduroso e frito também deve ser suprido por frutas da estação. “Use três tipos de frutas, suco de meia laranja e uma castanha do Pará picada”, diz.

Modifique também o calórico refrigerante por sucos nutritivos – se optar pela versão industrializada prefira aqueles sem adição de conservantes, aromatizantes e açúcares. “Outra ideia é usar e abusar da água de coco pura ou batida com uma fruta, uma maneira de estimular o consumo correto entre as crianças”, revela. A seguir, confira o cardápio elaborado pela nutricionista especialmente para a Harper’s Bazaar Kids:

Opção 1
1 porção de fruta + 1 sanduíche integral recheado de muçarela de búfala e manjericão + 1 embalagem tetra pak de água de coco (sem conservantes e aromatizantes artificiais).

Opção 2
1 fatia de bolo caseiro ou 1 unidade de muffin caseiro + 1 potinho (pequeno) com salada de frutas (preparada com 3 opções de frutas diferentes) com amêndoa em lascas + 1 unidade de iogurte.

Opção 3
1 porção de frutas + Mix de oleaginosas (castanhas do Pará, nozes, amêndoas, macadâmias, avelãs, pistache) + 1 unidade de mini wrap saudável preparado com patê de cenoura, frango desfiado e folhas + 1 unidade de suco de frutas.

Opção 4
1 porção de salada de frutas com 1 colher (sobremesa) de nozes moída ou com mix de cacau + 1 unidade de pão de queijo + 1 unidade (200 ml) de água de coco.

Opção 5
1 porção de fruta picada com raspas de chocolate meio amargo (equivalente a 1 colher de sobremesa) + 1 potinho de milho cozinho + 1 unidade de suco da maçã sem conservantes, corantes e aromatizantes.

Opção 6
1 unidade de iogurte com 1 colher (sobremesa) de granola caseira ou granola pronta sem adição de açúcar + 1 porção de fruta + 3 cenourinhas baby.

Opção 7
10 unidades de biscoito de polvilho integral + 1 garrafinha térmica com suco de acerola com mamão caseiro.