Busca Home Bazaar Brasil

Conheça a Matiz, marca infantil sustentável e sem definição de gênero

Peças vestem meninos e meninas e tratam de questões contemporâneas

by Guilherme Rodrigues
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

por Eduardo Rolo

Idealizada em 2013, a Matiz é a marca infantil consciente, criada pela dupla de designers gaúchos Lívia Dall’AgnolPedro Benites. Além de ecologicamente responsáveis, as peças são pensadas para vestir crianças sem que haja distinção de gênero. ”Foi um período longo de ‘gestação’, como gostamos de fazer analogia, e foi essencial para conseguir orquestrar toda cadeia de produção justa, que favorecesse o consumo ético”, conta sobre a criação da etiqueta.

“O que nos motivou logo de início, também, foi a possibilidade de intervir em um período tão especial e decisivo no ser humano: sua infância”, contam. “Trabalhar o gênero neutro e discutir os valores que consideramos importantes através das estampas nos inspirou muito”, acrescentam sobre o fato da marca criar itens que podem vestir meninos e meninas.

“Enxergamos o mercado infantil atual cromaticamente dividido entre meninos e meninas – com modelos socialmente pré-concebidos, que já estão defasados e necessitam ser reavaliados”, avaliam.”Notamos uma tendência muito grande no mercado que aposta na miniaturização de adultos, deixando de lado o aspecto lúdico da infância. Porém, sentimos um movimento crescente de resgate da infância como uma época de liberdade e ficamos felizes em fazer parte desse novo momento”, confessa orgulhosamente a dupla.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Outra bandeira importante para a Matiz é a sustentabilidade: são usadas matérias como o algodão orgânico e tecidos feitos de garrafa PET, valorizando sempre a produção local e o meio ambiente. As criações são confeccionadas por cooperativas de costureiras com organização horizontal, localizadas no Rio Grande do Sul. “Estas organizações são administradas democraticamente pelas próprias pessoas que atuam na produção”, explica. “Muitas dessas mulheres são responsáveis por cuidar de famílias em situação de vulnerabilidade social, portanto a geração de renda e o estímulo para a educação cooperativa são fundamentais para a mudança dessa realidade”, revelam sobre a importância de apoiar este tipo instituição.”O empoderamento feminino está diretamente ligado à valorização profissional, capacitação intelectual e inserção social”, refletem.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Nós acreditamos que as pequenas ações podem transformar realidades locais”, ressaltam. “Por isso, oferecemos peças sustentáveis, sem definição de gênero e com produção justa, além de terem estampas motivadas por temas que consideramos fundamentais para a formação das crianças, como mobilidade urbana, adoção de animais, alimentação saudável e igualdade racial”, revelam Livia e Pedro, que também optam por cartela de cores puras e alegres na criação de suas peças. “Acreditamos em um mundo onde estes futuros adultos poderão ser livres para ser o que quiserem.”

“Por abordar um assunto delicado como a equidade de gênero ainda na infância, tínhamos um receio em relação à aceitação da Matiz por parte dos consumidores”, contam os criadores da marca. “Por outro lado, percebemos um aumento da conscientização dessa nova geração de pais, que se preocupam cada vez mais com a origem dos produtos e a maneira como estão consumindo”, adicionam com a certeza de que estão dando o seu melhor para construir um futuro melhor.

Com preços entre R$ 19,90 a R$ 109 , as peças da etiqueta podem ser adquiridas em seu website.