Busca Home Bazaar Brasil

Bazaar desvenda os segredos dos bolos de casamento decorados com flores

Projetos podem levar meses para ficar prontos!

by Guilherme Rodrigues
Foto: Reprodução/Instagram

Bolo The King Cake – Foto: Reprodução/Instagram

Eterna tendência do universo bridal, as flores decorativas dos bolos de casamento são verdadeiras obras de arte. São elas que transformam um simples doce em um item decorativo. E como quase tudo nesse mundo das festas, há opções para todos os gostos: as artificiais, comestíveis, funcionam muito bem em eventos mais clássicos, enquanto as naturais ficam lindas em celebrações ao ar livre.

“Em em nossos projetos, utilizamos apenas reproduções perfeitas das flores originais feitas em açúcar. Estas são produzidas, pétala por pétala, uma a uma, cortadas, moldadas, pintadas e por fim montadas”, nos conta  Nelson Pantano, da confeitaria The King Cake, sobre as flores que cria. “A massa é feita com um açúcar especial, desenvolvido e utilizado na Inglaterra, que adaptei para o clima brasileiro. Ela pode ser utilizada de várias maneiras e por seu fácil manuseio possibilita reproduzir até os menores detalhes que uma pétala de cada flor tem, tornando um trabalho final mais delicado e o mais próximo possível dos exemplares naturais”, comenta ele. “Uma vez, fizemos um bolo com 2,60 metros de altura, contendo mais de 10 mil orquídeas em açúcar. Foi um projeto que demorou pouco mais de 3 meses para ser concluído e superou tanto as nossas expectativas, como dos noivos e de todos os convidados do evento”, diz sobre um dos trabalhos mais complicados que já exerceu.

No mercado, algumas das melhores confeitarias utilizam de plantas reais para realizar os mais lindos bolos. Um exemplo é Fernanda Rosset, que trabalha há cinco anos no mercado. “Tenho alguns fornecedores específicos de flores, que já as trazem higienizadas antes de serem usadas.” conta ela. Um dos grandes cuidados é em relação à ingestão dos itens: “Elas não são comestíveis, por isso existe o cuidado de escolher flores laváveis e que não sejam tóxicas.”

Leia mais: Veja 16 cachorros que participaram do casamento de seus donos

“As rosas são as flores mais clássicas desde sempre. Com tamanha variedade de cores, elas combinam e se encaixam em todo tipo de arranjo e festa”, conta Pantano. “Elas sempre trazem o lado romântico”, complementa Rosset. Tendência do momento, as peônias também ganharam os corações das noivas, conquistando até os buquês, segundo o boleiro. Já Fernanda, revela que tem usado muitas suculentas em seus trabalhos. “As noivas estão trazendo a rusticidade a mesa de doces com muito verde”, adiciona.

Em tempo: já nos segue nas redes sociais? Instagram (@BazaarBR) e Facebook (@BazaarBR)

Inspire-se com a nossa seleção das espetaculares obras!

Leia mais: As fotografias de destination weddings mais incríveis de 2016
Casamento de Isabeli Fontana e Di Ferrero foi ao estilo “elopement”; entenda!
Os 15 anéis de noivado mais amado entre as brasileiras no Pinterest
Os 10 vestidos de noiva mais amados entre as brasileiras no Pinterest