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#TheList: 6 comidinhas rápidas para melhorar seu humor

Afinal, dietas acabam causando um grande impacto em nossas emoções

by redação bazaar

Dietas acabam tendo um grande impacto no nosso sistema nervoso e em nossas emoções. Uma boa base nutricional, que seja pobre em estimulantes, como o açúcar e a cafeína, é crucial para manter um equilíbrio da mente e estabilidade emocional.

Alimentos e bebidas ricos em açúcar causam um pico súbito nos níveis de glicose no sangue, o que estimula tanto a hiperatividade quanto a agressão. Esses “picos” são seguidos por um declínio acentuado, que resulta em mudanças de humor. Isso significa que você também pode usar a comida como uma poderosa ferramenta para equilibrar suas emoções.

Foi pensando nisso que Karina Stewart, especialista em medicina chinesa e fundadora da Kamalaya, sugeriu à Bazaar Austrália seis lanchinhos rápidos que ajudam a melhorar o seu humor.

Frutas e vegetais - Foto: divulgação

Frutas e vegetais – Foto: divulgação

Refeições arco-íris: frutas e legumes
Frutas e vegetais contêm uma grande quantidade de minerais, vitaminas e fibras que precisamos para nos manter fisicamente e mentalmente saudáveis. Estudos inclusive já demonstraram que os antioxidantes encontrados nesses alimentos são associados a um menor risco de depressão.

Castanhas - Foto: divulgação

Castanhas – Foto: divulgação

Castanhas e sementes
É possível “nutrir” os nervos e mente com castanhas e sementes, especialmente nozes e amêndoas. É que elas são ricas em minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

Bananas - Foto: divulgação

Bananas – Foto: divulgação

Banana
Banana contém dopamina (substância química natural que melhora seu humor). Essa fruta também é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam a acalmar o sistema nervoso; e magnésio, um nutriente associado ao bom humor.

Chocolate amargo - Foto: divulgação

Chocolate amargo – Foto: divulgação

Chocolate amargo
O chocolate tem sido considerado “o novo remédio anti-ansiedade”. Ele contém uma série de substâncias químicas potencialmente psicoativas, como anandamida, que estimula o cérebro de uma maneira que bloqueia temporariamente sentimentos de dor e depressão. Ele ainda tem tiramina e feniletilamina, que têm efeitos semelhantes ao das anfetaminas; e teobromina e cafeína, que atuam como estimulantes. No entanto, estas substâncias estão presentes no chocolate em concentrações muito baixas. Escolha um chocolate amargo (cerca a de 70% de cacau) para obter seus benefícios antioxidantes. Ah, e limite a ingestão a dois quadradinhos por dia!

Shake de frutas silvestres e proteína - Foto: divulgação

Shake de frutas silvestres e proteína – Foto: divulgação

Proteína
Uma fonte de alta qualidade de proteína – como um punhado de amêndoas, ovos orgânicos, ou um pedaço de queijo de cabra – ajuda a manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis – o que é melhor para seu humor e energia. Um excelente lanche com alto teor de proteína é um shake a base de ingredientes naturais e frutas silvestres. É uma ótima opção de alimento entre as refeições!

Água com limão - Foto: divulgação

Água com limão – Foto: divulgação

Hidrate-se!
Você se sente hidratado? Se você não beber água o suficiente, você pode ter dificuldade para se concentrar ou pensar com clareza. Você também pode começar a se sentir constipado (o que não deixa ninguém de bom humor). Uma pessoa necessita pelo menos de dois litros a um litro e meio de águia por dia para se manter hidratado. Para melhor absorção, beba pequenas quantidades de água à temperatura ambiente ao longo do dia, e se possível adicione um pouco de limão espremido ou suco de laranja fresco, alguns pepinos ou até mesmo um pouco de pimenta.