Busca Home Bazaar Brasil

Cosméticos adotam a pureza da água para dar beleza ao rosto

Dermatologista revela como e quando usar hidratantes, termais e brumas que são ótimas para a pele

by redação bazaar
Foto: Harper's Bazaar USA

Foto: Harper’s Bazaar USA

A água é encontrada em 70% da composição química da pele, funcionando como uma proteção contra o envelhecimento precoce e o desgaste, mantendo o tecido macio, firme, suave e resistente.  Mas fica o alerta: substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele e afetam o manto lipídico, responsável por reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.

Para evitar a evaporação da água da pele que, pasmem, pode variar de 200 ml até 9 litros em um período de 24 horas, é fundamental investir em produtos creminhos. Apesar de muito importante para a saúde, apenas beber água não hidrata a pele seca. “Hidratar a pele com hidratantes, de fora para dentro, ajuda a amenizar a aparência das rugas” resume a dermatologista Juliana Piquet.

As águas tipo termais, em formato de spray, também funcionam muito bem. “Os benefícios são a proteção contra a ação dos radicais livres, produzidos, por exemplo, após exposição solar”, explica a especialista.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Como a fórmula de cada água termal varia de acordo com o local de onde ela é extraída, o melhor é buscar a orientação de um dermatologista. As enriquecidas com zinco, por exemplo, são as mais indicadas para pacientes com dermatite seborreica e pele oleosa. “Fora do Brasil já existem até águas termais com filtro solar”, relata.

Outra água queridinha no Brasil é a micelar, usada na limpeza da pele. “Ela é muito importante no combate aos efeitos da poluição e no preparo da pele para receber os tratamentos” diz Juliana.

E a novidade no mercado são as chamadas “brumas”, água mais hidratantes que as termais. A Dermage, marca de dermocosméticos, acaba de lançar o Improve C’Aqua, uma bruma antioxidante e hidratante. Pode ser utilizada em todos os tipos de pele, em especial aquelas sensibilizadas pelo sol. Experimente usar também depois do exercício físico também, para amenizar a aparência cansada.

A Chanel é outra marca que tem uma bruma, a Sublimage La Bruma. Ela pode ser usada com maquiagem, e é ótima para longas viagens de avião, que desidratam consideravelmente a pele por conta do ar condicionado.

Hidratantes
Na hora de escolher um hidratante, fique de olho na sua fórmula pelos seguintes princípios químicos: ureia, ácido latico, PCA-Na, glicerina e ácido hialurônico.

Porém, quem já está com a pele em estado mais crítico, o mais recomendado é o skinbooster, uma hidratação injetável. “Ela cria um reservatório de água na pele de longa duração, deixando a pele mais resistente. São necessárias duas sessões, com intervalo de um mês. Além da face, o pescoço e o colo se beneficiam muito com o tratamento, que ajuda a atenuar linhas de expressão e deixa a pele linda”, finaliza Juliana.

Veja alguns produtos para usar desde já:

(1) Bruma da Dermage, com textura ultra fluida; (2) a bruma da Chanel, novidade de cosmético da grife francesa; (3) o gel a base de água da Neutrogena; (4) água termina da Avène é muito refrescante; (5) creme feito com água termal, da Vichy; (6) hidrante facial também a base de água, da La Roche-Posay - Fotos: Divulgação

(1) Bruma da Dermage, com textura ultra fluida; (2) a bruma da Chanel, novidade de cosmético da grife francesa; (3) o gel à  base de água da Neutrogena; (4) água termina da Avène é muito refrescante; (5) creme feito com água termal, da Vichy; (6) hidrante facial também à base de água, da La Roche-Posay – Fotos: Divulgação

Leia também:
Maconha no potinho: planta agora é princípio ativo de cosméticos
Renata Kuerten revela seus segredos de beleza para o inverno
Dermatologista desvenda os mitos da pele oleosa