Busca Home Bazaar Brasil

Cravos: dicas de como tratar e evitar os (temidos) pontinhos pretos no rosto

by Ariene Oliveira

Os cravos são muito comuns em quem tem a pele oleosa, principalmente durante a adolescência até os 25 anos, embora cada vez mais adultos e idosos precisem lidar com a questão. Tais problemas acontecem devido à produção de sebo em excesso, limpeza inadequada, alterações hormonais e tensões emocionais. Apesar de não apresentarem riscos à saúde, a aparência incomoda a autoestima de muita gente.

“Os cravos nada mais são que lesões nos poros. O aumento da secreção sebácea produzida pelas glândulas da pele não consegue ser expelido devido ao entupimento dos poros que ficam obstruídos pelo excesso de queratina e se dilatam, formando os cravos”, explica a Dra Aline Saraiva, dermatologista da Clinée Medicina Estética, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Foto: Harper´s Bazaar

Foto: Harper´s Bazaar

Para prevenir os temidos pontinhos negros, a especialista ensina: “limpe a pele diariamente pela manhã e à noite, com um sabonete apropriado para o seu tipo de pele e um tônico. Se a sua pele for acneica, dê preferência aos adstringentes e finalize o ritual com um hidratante oil free. Esfolie o rosto pelo menos duas vezes por semana com produtos específicos para a pele oleosa, pra remover as impurezas profundamente e a pele morta.”

Dra Aline também recomenda evitar tocar o rosto frequentemente, para não transferir a sujeira e oleosidade da palma das mãos para a face, o que aumenta a quantidade de cravos. Além disso, deve-se evitar cutucar a pele, pois, além de não saírem, resultará em uma inflamação que pode deixar cicatriz.

“Também é bom manter o cabelo sempre limpo para não transferir a oleosidade para o rosto e evitar se expor ao sol em excesso, porque causa o ressecamento da pele e irritações. Lembrando que é importante sempre usar um protetor solar não oleoso”, acrescenta a médica.

O entupimento dos poros também pode ser causado pela maquiagem. Por isso, a dermatologista recomenda investir em dermocosméticos e maquiagens específicas para o seu rosto e jamais dormir maquiada. “Os dermocosméticos ideais para a pele oleosa geralmente são em gel e em texturas mais fluidas, sem óleos e não comedogênicos. Na maquiagem, o ideal são produtos compactos e matificantes”, completa.

Para tratar os cravos, Dra Aline ressalta a importância de consultar um profissional, e não tentar fazer essa extração (retirada) manualmente em casa, pelo risco de contaminação por micro-organismos presentes no rosto e nas unhas, evitando assim o processo inflamatório e também o surgimento de manchas e das temíveis cicatrizes. Para uma perfeita extração dos cravos é necessário buscar por um profissional para realizar uma adequada limpeza da pele.

Um truque caseiro seria a aplicação de gelo no rosto, pois auxilia no fechamento dos poros, assim inibindo o surgimento de cravos. Porém, importante lembrar que o gelo não pode ser aplicado diretamente sobre a pele, visto que ele pode causar queimaduras. Para isso se faz necessário o uso de um paninho ou saco plástico. A temperatura baixa faz com que ocorra uma vasoconstrição temporária dos poros, o que auxilia também a aplicação de maquiagem, tornando-a mais duradoura.

Dica: A Fabinject acaba de lançar a CANETINHA SKIN COOLER, que deve ser guardada no freezer e retirada apenas para uso. A caneta é a nova versão do famoso rolinho Skin Cooler e, assim como ele, tem a vantagem de não pingar. Além disso, como a superfície de contato da caneta é menor, torna-se mais anatômica para colocar sobre pontos do rosto. O produto está à venda no site www.fabinject.com.br por R$ 290,00 (unidade).

Tags: