Busca Home Bazaar Brasil

Modelo de bem-estar

A health coach Camila Espinosa conta que três episódios despertaram seu interesse para estudar sobre saúde: a bulimia aos 20, a doença da mãe e a gravidez

by Guilherme Rodrigues

Por Chynthia Garcia

foto André Giorgi

foto André Giorgi

A PRESSÃO PARA sempre estar bonita e magra surgiu cedo na vida da ex-top Camila Espinosa, curadora de estilo do site Shop2gether. Desde maio, apenas um sábado por mês, ela dá talks na área de saúde e bem-estar. “O health coach promove um approach holístico, entre o espiritual e o físico, harmonizando o indivíduo como um todo”, diz ela, que não sabe fazer nada pela metade. No início dos anos 1990, ao completar 16 anos, veio o convite para trabalhar como modelo. Foi tudo muito rápido para a adolescente de 1,77 m de altura que, de repente, tinha a vida agendada pelo booker da Ford (“minha agência até hoje”).

O start foi dado pelas temporadas no Japão enremeadas por trabalhos na Europa para grifes como Dior e Chanel. Na volta, mais experiente, mais magra, fotógrafos como Miro e Bob Wolfenson caíam em cima, disputando-a para campanhas para Forum, Zoomp, Alexandre HerchcovitchWalter Rodrigues, Gloria Coelho, Cris Barros, Lenny Niemeyer e outras.“Enveredei por muita dieta maluca com zero preocupação com saúde. De repente, resolvi estudar sobre saúde e nutrição”, revela Camila. A guinada aconteceu em três tempos. O primeiro alerta veio na forma da bulimia aos 20 anos, o outro foi no câncer que levou sua mãe. Mas a ficha só caiu mesmo na gravidez da Bruna, hoje com 9 anos (filha do casamento que teve com André Diniz).

Foi aí que despertou nela a vontade de ler tudo sobre saúde. Empolgada com os novos conhecimentos e aplicada como é, foi incorporando as noções adquiridas no seu dia a dia que começa às 6h10 para fazer seus treinamentos diários antes de aterrissar no Shop2gether às 9h30.A fama de seu know-how de saúde foi crescendo entre as amigas que já a tinham como referência de moda e beleza. “Sempre fui muito preocupada com estética. Antes, não tínhamos tanta informação sobre saúde.Passei 16 anos mergulhada na vida de modelo até engravidar da Bruna, em 2007.A gravidez me abriu uma nova percepção, passei a fazer yoga, a me preocupar com a qualidade do alimento, quando comer e joguei para o alto a noia de ficar contando caloria”,diz sobre o início da superação dos velhos hábitos. Em 2015, fez o programa Paixão em Ação, no Raia Coaching, de Ana Raia. Arremessada a uma nova dimensão, percebeu sua aptidão para a área de bem-estar, mas concluiu que precisava de mais ferramentas.

Matriculou-se no curso online do Institute for Integrative Nutrition (IIN), com participação de especialistas internacionais, como Deepak Chopra, Ariana Huffington e Mark Hyman. Durante um ano, estudou para valer o Health Coach Training Program sobre wellness e nutrição integrada.“O foco do health coach não é prescrever dietas e exercícios, é promover o wellness integrado por meio de uma melhora de vida pela via da saúde, consequentemente influenciando na beleza e no peso. Relacionamentos, exercícios físicos, carreira e espiritualidade são pilares tão importantes para a saúde quanto o alimento”, explica. Com o diploma desde o final de 2016, Camila amarrou uma parceria com a nutricionista dos fashionistas, Nininha Sigrist, também diplomada pelo badalado curso americano, e deram o primeiro talk na IT Brands, a convite de Eva Bichucher e Luciana Giannella. Não deu outra: a receptividade positiva levou as duas a fundarem a Alimentando a Alma. Os cursos acontecem apenas uma vez por mês: abrem com uma palestra da Camila e fecham com as receitas da Nininha re- ferentes ao tema da aula. “A alimentação faz parte das nossas decisões diárias. Para ficarmos felizes, equilibrados e saudá- veis, por que não pensar mais nas escolhas na hora de comer? Por que não olhar para dentro de si, se observar com mais amor e inteligência?” Lançado o desafio da health coach Cami- la Espinosa com seu lifestyle saudável body and soul.