Busca Home Bazaar Brasil

O equipamento da vez que aquece e mata as células de gordura

Conheça esse e outros tratamentos que prometem ser a sensação do próximo verão

by Guilherme Rodrigues

Por Anna Paula Buchalla

Foto: arquivo Bazaar

Foto: arquivo Bazaar

ESTÁ DECRETADO oficialmente o fim do inverno: hora de acabar de vez com a hibernação, dar adeus às comfy foods engordativas (esqueça o bolo caseiro quentinho e a massa repleta de molho) e ativar o mode on da atividade física. Ok, não dá para escapar do infalível binômio dieta mais exercícios, mas a ajudinha extra da medicina estética nesta estação está um pouquinho mais potente. A começar pelo novíssimo equipamento que acaba de desembarcar nos consultórios mais high tech do País: o Accent Prime. Ele é tudo de bom para melhorar contornos, reduzir gordura, flacidez e celulite. Digamos que é a versão hot do Coolsculpting: em vez de congelar, a tecnologia aquece e mata as células de gordura. Deixa a pele mais firme, reduz medidas e afina a silhueta.

O Accent, da israelense Alma Lasers, já é um antigo queridinho dos dermatologistas. Neste verão europeu, ele foi um dos tratamentos mais procurados do spa do Hotel Bvlgari, em Londres, onde modelos e jet setters costumam se preparar para dar as caras (e o corpinho em cima) em destinos animados,como Ibiza e St.Tropez.Agora,ele ressurge aqui em uma versão ainda mais potente, com resultados mais rápidos e uniformes. Isso graças à nova tecnologia da ponteira Ultra Speed, que combina três tipos diferentes de ondas de ultrassom, fazendo uma lipo não invasiva.As células adiposas são atacadas seletivamente em todas as profundidades e sofrem a chamada apoptose, que é a sua morte programada. O calor intenso gerado ativa os fibroblastos, que estimulam a produção de novas fibras de colágeno – e esse é o principal avanço em relação à criolipólise, que atua na gordura, mas não trata a flacidez.

Foto: arquivo Bazaar

Foto: arquivo Bazaar

A sessão pode variar de 20 a 40 minutos: não há dor e nenhum creme anestésico é necessário, apenas uma camada (gelada!) de gel condutivo na região a ser tratada: abdome, flancos, coxas, braços e até papada, se for o caso. O único inconveniente é um barulhinho agudo durante o procedimento. No final da sessão, fica apenas uma leve vermelhidão, que passa rapidamente. São indicadas de três a seis sessões, com intervalos de 15 dias entre elas. Já na terceira sessão é possível notar os resultados no contorno e a redução de medidas. Outra novidade bastante animadora são os tratamentos guiados por robôs. Melhor exemplo? O laser Fotona, que agora usa a robótica para tratar de forma mais precisa rosto e pescoço. O aparelho, que combina dois tipos de lasers, o ND YAG e o Erbium, melhora o relevo, a textura e o contorno facial. “A tecnologia robótica tem a vantagem de permitir atingir temperaturas elevadas provocando quebra de gordura e produção de colágeno local, o que leva a definição do contorno facial e redução da papada”, explica o dermatologista Otavio Macedo.

Com a robótica, o Fotona também está mudando os parâmetros da depilação (sim, já está na hora de começar a pensar nisso novamente!): o Depilrobot é incrivelmente potente e indolor. Pode ser utilizado em todos os tipos de pele, inclusive nas negras, e é eficaz para todos os pelos (exceto os brancos). “A tecnologia dessa ponteira robótica protege a cor, atingindo o bulbo que fica abaixo da superfície da pele, não queimando e não causando manchas com o sol. Ele destrói o pelo por completo”, explica o médico. Por ser um robô, não existem disparos repetidos na mesma região, o que pode ocorrer quando se utilizam outros lasers, que acabam dependendo do manejo humano de cada disparo. São indicadas três sessões, de cerca de 40 minutos: o tratamento é rápido e com efeitos que costumam ser duradouros. E o melhor: ele também pode ser feito no verão, sem deixar manchas. Tratamentos novos, sem dor e sem downtime, são o lado mais promissor dos avanços da medicina estética. Mas, como milagres não existem, o trabalho duro (comer menos e se exercitar mais) ainda é com você.