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Os superalimentos da beleza: cinco itens que não podem faltar no seu cardápio!

A nutricionista Cátia Ruthner, do W Estética & Spa, lista cinco dos superalimentos e comenta sobre os benefícios de cada um

by Ariene Oliveira
Bianca Balti Dolce Gabbana - Foto: Divulgação

Bianca Balti Dolce Gabbana – Foto: Divulgação

A beleza de dentro para fora é algo cada vez mais difundido, ainda mais com o crescimento do consumo de alimentos in natura. Recentemente a Dra. Sarah Brewer, nutricionista, terapeuta nutricional e autora de mais de 60 livros de saúde, lançou um livro chamado de Eat Well, Look Great”. Na publicação ela ressaltou a importância de 40 superalimentos que podem trazer benefícios para a aparência como cabelos brilhantes, uma pele saudável e reduzir os sinais do tempo. Por isso, a nutricionista Cátia Ruthner, do W Estética & Spa, lista cinco dos superalimentos e comenta sobre os benefícios de cada um.

 

 Cerejas – Cientistas da Michigan State University apontam que consumir um copo de suco vermelho por dia pode ajudar a controlar o processo de envelhecimento e também auxilia no combate às rugas. No estudo foram analisadas mais de 400 pessoas da Grécia, Austrália e Suécia, acima de 70 anos de idade. Os pesquisadores concluíram que as cerejas estão entre as frutas que mais oferecem proteção contra rugas. Outro benefício deste alimento é que seu consumo reduz a inflamação, o que a torna uma grande aliada no combate à acne, eczema, psoríase, rosácea, entre outras doenças de pele.

Foto: The Guardian

Cereja – Foto: The Guardian

 

Abacate: Rico em vitaminas antioxidantes C, E e carotenoides, além de gorduras que ajudam a ter uma pele jovem. O óleo de abacate contém fitoesteróis hormonais, que apresentam efeito regenerativo no envelhecimento cutâneo. Atualmente este óleo é considerado um tratamento de beleza mais hidratante que o óleo de coco, já que penetra de forma mais profunda, segundo especialistas.

Abacate - Foto: Harper's Bazaar Korea

Abacate – Foto: Harper’s Bazaar Korea

 

Alho – Aumenta o fluxo de sangue para a pele, o que garante um brilho saudável. Também traz benefícios para o cabelo, pois o aumento do fluxo sanguíneo para os folículos do couro cabeludo ajuda a promover a espessura e a força do cabelo. Ainda propicia unhas fortes e menos frágeis. Este alimento também pode aumentar a elasticidade da pele e combater a queda de cabelo.

Foto: Harper's Bazaar US

Alho – Foto: Harper’s Bazaar US

 

Cenouras – Os caretonóides presentes neste alimento ajudam a proteger a pele contra danos ao sol e são uma boa fonte de sílica, o que garante o fortalecimento da pele, cabelo, e unhas. Um estudo da Universidade de St Andrews e Bristol, no Reino Unido, mostrou que esta substância fica mais concentrada na pele, o que dá um brilho parecido com o bronzeado, renovando o  aspecto saudável após dois meses de aumento do consumo de cenouras na dieta. A pesquisa ainda apontou que a ingestão do alimento estimula o crescimento da pele, cabelo e unhas, graças à vitamina A.  Os extratos de cenoura, por serem ricos em betacaroteno, são usados a produtos de beleza, como hidratantes e manteigas corporais.

Cenoura - Foto: The Splendid Table

Cenoura – Foto: The Splendid Table

 

Óleo de macadâmia – Ajuda no aspecto do cabelo, pele e unhas. É uma fonte mais rica de gorduras hidratantes monoinsaturadas do que o azeite e uma ótima fonte de vitamina E e proteína. Também é rico em magnésio, cálcio e vitaminas E, B1, B2, B3, B5, B6 e folato. Este óleo se encontra em produtos como xampu, condicionadores e máscaras de cabelo, graças à ação hidratante e nutritiva profunda, o que garante fios macios, saudáveis e volumosos. No caso da pele, o óleo de macadâmia reduz a inflamação e imperfeições, até mesmo no caso das peles oleosas, pois é semelhante aos óleos naturais da pele.

Óleo de macadâmia - Foto: Divulgação

Óleo de macadâmia – Foto: Divulgação