Busca Home Bazaar Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre o cuidados das unhas

A Drª Daniela Leal entrega como mantê-las com um ótimo aspecto

by Eduardo Rolo
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As unhas são parte importante do visual de muitas brasileiras, que estão sempre apostando em novos shapes, cores, tratamentos e métodos de alongamento. Porém, algo que parece simples, como lixá-las, pode comprometer a sua saúde. Com isto em mente, a Drª Daniela Leal, autora do Pequeno Livro de Beleza, preparou, com exclusividade à Bazaar, um passo a passo para sanar todas as dúvidas, desde o corte até a escolha dos removedores de esmaltes. Veja abaixo!

1. Cortar as unhas: tem segredo?
Segundo a médica, os matérias selecionados devem ser específicos para essa finalidade, como o alicate ou uma tesoura afiada.“O corte deve ser feito de maneira perpendicular à superfície das unhas, para evitar a delaminação, que predispõe à descamação da lâmina. Os pés merecem atenção especial: como as unhas são mais duras, o ideal é que estejam úmidas na hora de cortar – a lâmina se torna mais maleável, evitando o risco de lascar ou quebrar”, explica.

2. Lixar as unhas ajuda no fortalecimento?
“Muitas mulheres optam por manter os cantos retos ou com ligeiro arredondado, o que do ponto de vista médico é o ideal. Arredondar por completo as bordas laterais facilita a quebra e aumenta o risco de encravar”, conta Daniela. A famosa lixa de polimento da superfície da unha não é aconselhada, já que ela afina a espessura da lâmina, que segundo a médica, enfraquece, aumenta a quebra, forma lascas e gera pontos brancos e até onicólise – descolação da unha do dedo.

nails-art-02

3. Devo retirar as cutículas por completo?
Responsáveis por proteger a base da unha, a cutícula, ao ser retirada, pode facilitar a aparição de infecções, como a micose. A dica da especialista para melhorar a sua aparência é empurrá-las de maneira suave com o uso de produtos específicos para amolecê-las. “Outra orientação que pode ajudar é que, durante o banho, a própria pessoa pode fazer movimentos circulares com a unha, empurrando a cutícula, o que faz com que ela saia sozinha, sem usar força.”

4. Unhas postiças causam danos à saúde?
As unhas postiças em si não trazem prejuízos à unha natural, mas a cola ou o adesivo utilizado para fixá-las e o solvente para retirá-las podem levar ao enfraquecimento e à quebra das unhas naturais, além de causar alergias. Segundo a médica, quanto maiores as unhas postiças, maior o risco de traumas e quebra da unha natural.

5. Qual o melhor tipo de removedor de esmaltes?
Geralmente, o ressecamento percebido pelo uso de esmalte é ocasionado pelo uso uso da acetona como removedor, diz Daniela. Removedores que são à base de álcool, acetato de etila ou acetato de butilo também podem causar desidratação, por isso, antes de comprar o produto, é essencial procure por esses nomes no rótulo dos produtos. “Os removedores oleosos são os mais indicados, com álcool cetílico, palmitato cetílico, lanolina e óleo de mamona, por exemplo. Eles formam um filme sobre a unha que diminui a perda de água, mas, em termos de eficácia como removedores, são mais lentos e precisam de mais passadas para retirar todo o esmalte”, adiciona.

Em tempo: já nos segue nas redes sociais? Instagram (@BazaarBR) e Facebook (@BazaarBR)

Leia mais: Tratamentos estéticos que migraram da face para o bumbum
Carvão ativado é o novo it elemento da beauté
Febre de beauté, as esponjas de maquiagem podem ser perigosas à saúde
Sete dicas que os nutricionistas costumam dar para os amigos
Michelle Obama usa Botox orgânico recomendado por Kate Middleton

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar