Busca Home Bazaar Brasil

Arquitetura: mostra sobre Le Corbusier aborda o modernismo

Noções como simetria, perspectiva, movimento e composição estão representadas nas obras

by Ligia Kas

O Museu da Casa Brasileira apresenta a exposição “Experimentando Le Corbusier – Interpretações Contemporâneas do Modernismo”, que reúne artistas, designers e arquitetos brasileiros. A ideia da mostra é a de explorar a experiência do pensamento revolucionário de Le Corbusier (1887-1965) para além do limite da arquitetura – área em que o franco-suíço se tornou uma das figuras mais importantes no século 20.

Obra de Aleph Zero - Foto: Divulgação

Obra de Aleph Zero – Foto: Divulgação

 

A arquitetura de Le Corbusier, nascido Charles-Édouard Jeanneret, contemplou, principalmente, construções com aço e concreto armado, trabalhadas com formas geométricas simples e de fácil compreensão. Sua pintura possuía formas e estruturas claras, e que correspondiam à sua arquitetura.

Trabalho de Alexandre Benoit - Foto: Divulgação

Trabalho de Alexandre Benoit – Foto: Divulgação

Uma conversa entre o premiado arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha e Catherine Opondo inspira as ilustrações de Alexandre Benoit. Noções como simetria, perspectiva, movimento e composição são abordadas pelas obras dos artistas Carla Chaim, Lucas Simões e Ivan Padovani.

 

"Taquara", instalação dos Irmãos Campana - Foto: Divulgação

“Taquara”, instalação dos Irmãos Campana – Foto: Divulgação

Fazem parte da exposição peças da Oficina de Marcenaria elaboradas em parceria com o Instituto Leo, que propôs a releitura do modernismo por meio da concepção de móveis inspirados nas obras de Le Corbusier. Os Irmãos Campana completam o corpo de designers, ocupando o jardim do Museu com a instalação “Taquara”.

Instalação da AR Arquitetos - Foto: Divulgação

Instalação da AR Arquitetos – Foto: Divulgação

Também participam Aleph Zero, AR Arquitetos, Bloco Arquitetos, FGMF, Gabriel Ranieri, Pedro Ribeiro, Estudio Guto Requena, Metro Arquitetos Associados, MNMA Studio, Nitsche Arquitetos, Play Arquitetura,Terra e Tuma e Triptyque Architecture. O artigo do filósofo francês Mickaël Labbé, feito especialmente para a mostra, sustenta o trabalho dos arquitetos na exposição.

Os curadores Pierre Colnet e Hadrien Lelong - Foto: Divulgação

Os curadores Pierre Colnet e Hadrien Lelong – Foto: Divulgação

A curadoria da exposição é assinada por Pierre Colnet e Hadrian Lelong, da Cremme (editora de móveis franco-brasileira).

 

“Experimentando Le Corbusier – Interpretações Contemporâneas do Modernismo”

Museu da Casa Brasileira: Av. Faria Lima, 2.705, Pinheiros, São Paulo; tel. (11) 3032-3727.
De 16.06 a 12.08; entrada gratuita.