Busca Home Bazaar Brasil

Flores por todos os lados

Mostra “OJardim”, de Daniel Malva, é obrigatória para quem busca novidades no circuito das artes

by Guilherme Rodrigues
"OHostilizado". Foto: Divulgação

“OHostilizado”. Foto: Divulgação

Ele é fotógrafo por formação e artista por vocação. Daniel Malva é um estranho no ninho. Num mundo de tantos iguais, sua ousadia temperada pelo ineditismo nem sempre é apreciada como deveria ser. Aos 40 anos, o paulista de Ribeirão Preto adotou São Paulo como morada – e é dessa urbe cáustica que ele capta a maioria das impressões que compõe o seu acervo.

Apaixonado por tecnologia, química e biologia (cursos que chegou a transitar), Daniel está em cartaz com a expo intitulada “OJardim”, na Galeria Mezanino, no bairro de Pinheiros (SP). São 23 fotos P&B de uma série produzida em 2014, em alguns laboratórios de anatomia humana. As imagens foram registradas com uma câmera de grande formato e filme fotográfico no tamanho 13 x 18 cm. A coleção, na sua totalidade (25 unidades), foi previamente apresentada no Museu Solar da Marquesa, no centro de São Paulo.

A ideia de Malva foi recontar a história do homem. “Tive o insight durante um sonho. As obras, em seus títulos, assumem arquétipos da nossa trajetória para compor um misto de lembranças de quem fomos e as projeções daquilo que nos espera”, diz.

Em sua porção inventora, ele gosta de criar as próprias lentes – exatamente como fez para clicar “OJardim”. O resultado das imagens captadas através do vidro ótico evidencia a relação morte/tempo, propondo uma quebra da sensação do presente eterno. “Neste projeto, parti do ponto que somos um organismo que faz parte de um imenso jardim, ali é cultivada nossa coletividade e personalidade, e a todo momento as ‘flores’ são trocadas ou reposicionadas, mantendo a continuidade e a composição de nossa existência no universo”, pontua.

“OJardim”, por Daniel Malva.
Até 25 de fevereiro de 2017 (de terça-feira a sábado)
Galeria Mezanino, Rua Cunha Gago, 208, São Paulo (galeriamezanino.com)
tel. (11) 3436-6306
Entrada gratuita