Busca Home Bazaar Brasil

Jocelyn Allen questiona a intimidade feminina em “Covering the Carpet”

FreshFaced + WildEyed é o destino must go para conhecer novos talentos da fotografia britânica

by elav
Covering the Carpet (2014)

Covering the Carpet (2014)

Por Paula Jacob

Comemorando seu oitavo ano, a mostra anual FreshFaced + WildEyed traz os melhores trabalhos de artistas visuais que acabaram de se formar nas universidades ao redor do Reino Unido. Seu objetivo é atrair atenção do público, possíveis compradores e galerias para o talento britânico emergente.

Este ano 25 fotógrafos foram selecionados, com base na qualidade e inovação de seus trabalhos, que seguem temas que vão desde cristianismo evangélico até representações de gênero e sexualidade. Entre os destaques da mostra, Jocelyn Allen, recém-formada na consagrada London College of Communication, questiona, na série Covering the Carpet (2014), a polêmica em torno da obra Portrait of Ms Ruby May, de Leena McCall, que foi retirada da galeria onde estava exposta, por ser considerada “muito pornográfica e nojenta”, devido aos pelos pubianos da personagem retratada estarem a mostra.

A inconformidade de Jocelyn diante de tal decisão a fez posar nua em auto retratos, com seu corpo contorcido em diversas posições, sem nunca revelar os seus próprios pelos pubianos, levando o espectador a seguinte pergunta “por que é tão ofensivo mostrá-los?”. As fotos minimalistas em preto e branco remontam o corpo feminino, que está sempre sob vigilância, de forma poética, com uma certa reflexão sobre a intimidade da mulher em um movimento introspectivo da personagem.

Confira abaixo algumas das imagens: