Busca Home Bazaar Brasil

Amsterdã: guia nada óbvio da capital da Holanda

Descubra as dicas insider de Lalai Persson, autora do blog de lifestyle e viagem Chicken or Pasta

by redação bazaar
Casas seculares em um dos canais da cidade - Foto: Arquivo Pessoal

Casas seculares em um dos canais da cidade – Foto: Arquivo Pessoal

Lalai Persson já foi DJ, promoter e braço direito do empresário argentino Facundo Guerra, com quem tocou grandes projetos da noite paulistana, como Z Carniceria. Hoje, é autora do blog de lifestyle e viagem Chicken or Pasta e consultora de ativação de marcas em festivais de música pelo mundo.

 

Lalai com uma scooter - Foto: Arquivo Pessoal

Lalai com uma scooter – Foto: Arquivo Pessoal

Viaja sem parar e tem paixão especial pela capital da Holanda. “Viajei pelo menos umas 11 vezes para lá e sempre volto querendo ficar. Amsterdã é muito turística e pode ser facilmente óbvia, mas a dica é fugir do burburinho e ir para outras áreas, além da central, para descobrir uma nova cidade. Gosto bastante de me perder pelas vielas e pequenas ruas que acompanham os canais.”

 

Anote suas dicas preciosas da cidade:

 

Onde dormir

Interior do Kimpton - Foto: Arquivo Pessoal

Interior do Kimpton – Foto: Arquivo Pessoal

O centro é uma ótima opção para se hospedar, pois facilita o ir e vir para qualquer canto da cidade. Por essa razão, na minha última visita, escolhi o Kimpton DeWitt, hotel boutique a alguns passos da estação principal. Tive a grande sorte de ficar no anexo, datado de 1500 e que já foi moradia do dramaturgo P.C.Hooft. Da minha janela, eu podia contemplar o centro nervoso de Amsterdã e me animar a ir para a rua. Diariamente, às 17h, o Kimpton promove o wine time, em que é feita uma degustação de vinhos para os hóspedes no belo lounge. Imaginem se eu faltei a algum?

 

No quarto do hotel Kimpton DeWitt - Foto: Arquivo Pessoal

No quarto do hotel Kimpton DeWitt – Foto: Arquivo Pessoal

Comprar e passear

Boas sex shops não faltam na cidade, mas a maioria possui ar obscuro e decadente. A Manhattan Lingerie & Love Toys abriu as portas com a missão de quebrar paradigmas. A loja é toda branca e minimalista e há uma bela curadoria feita pelo Michel, dono e vendedor. Fica em um sobrado da movimentada Nieuwezijds Voorburgwal (a mesma do hotel Kimpton). Preços ótimos, trilha boa, você nem vai achar que está em uma sex shop.

 

Raw Materials - Foto: Arquivo Pessoal

Raw Materials – Foto: Arquivo Pessoal

Na linha de lojas multimarcas, adoro a Hutspot Amsterdam: traz uma bela amostra da dinamarquesa Samsøe ø Samsøe. Nas araras, roupas femininas, masculinas e até seleção infantil, produtos de design, papelaria, livros e acessórios.

 

 Hutspot Amsterdam - Foto: Arquivo Pessoal

Hutspot Amsterdam – Foto: Arquivo Pessoal

Outra boa pedida é a Raw Materials, de artigos para casa feitos com material reciclado. Os lustres de concreto são lindos! Para amantes de discos, como eu, a Rush Hour é de perder o fôlego e a hora. Sempre tem muitas novidades (o melhor em música eletrônica) e, de vez em quando, alguém discotecando por lá.

 

EYE Film Institute - Foto: Arquivo Pessoal

EYE Film Institute – Foto: Arquivo Pessoal

O Eye Film Institute é outro endereço que amo, um museu dedicado ao cinema, com arquitetura moderna em formato de olho e programação bombada. Uma loja fofa lá dentro vende de tudo relacionado ao tema, incluindo vinhos da vinícola de Coppola e café do David Lynch.

 

Comer e beber

O norte de Amsterdã é a bola da vez há alguns anos, mas poucos visitantes escolhem pegar a balsa e atravessar o grande canal. Vale a pena! Por lá, boas surpresas, como o Pllek, espaço múltiplo com restaurante, bar, área de eventos, palco para shows e, no verão, cinema open air. Tem dois andares e sua estrutura é toda construída a partir de containers. A parte da frente, envidraçada, permite apreciar a vista da cidade.

 

Salada do Cafe de Jaren - Foto: Divulgação

Salada do Cafe de Jaren – Foto: Divulgação

Adoro os restaurantes com áreas outdoor e o Café de Jaren é um dos meus favoritos, em uma rua tranquila do centro. No fundo do moderno salão de pé-direito alto está o terraço exclusivo, que dá para um pequeno canal. No cardápio, saladinhas, sanduíches, sopas e massas – e o café da manhã é fantástico!