Busca Home Bazaar Brasil

Noruega: terra viking hospeda arte a céu aberto e aurora boreal

País é multicultural, etnicamente diverso e possui um padrão de vida tão alto quanto seu nível educacional

by Ligia Kas
Aurora boreal sobre cabanas de pesca em Tromso - Foto: Divulgação

Aurora boreal sobre cabanas de pesca em Tromso – Foto: Divulgação

A Noruega é um país multicultural e etnicamente diverso. Possui uma democracia moderna e um padrão de vida tão alto quanto o nível educacional de seus cidadãos. Sua sociedade é igualitária nos direitos entre homens e mulheres, e as leis e regulamentos do estado garantem que seus habitantes recebam educação, assistência médica e assistência financeira. Só isso já anima a conhecer o país.

Oslo - Foto: Reprodução/Instagram

Centro de Oslo – Foto: Reprodução/Instagram

 

Bares com mesa na calçada fazem sucesso nos dias quentes, em Oslo - Foto: Reprodução/Instagram

Estátua representa uma das posições da ioga, em Oslo – Foto: Reprodução/Instagram

Oslo, a capital da Noruega, remonta ao ano 1000 d.C. e já teve seu nome mudado algumas vezes. Originalmente, nasceu como Oslo. Em 1624, após um trágico incêndio, o rei Christian IV resolveu mudar a cidade de local e de nome, assim, Oslo passou a se chamar Christiania. Em 1877, a grafia do nome mudou para Kristiania e, em 1925, o nome original foi retomado, Oslo.

Bares com mesa na calçada fazem sucesso nos dias quentes, em Oslo - Foto: Reprodução/Instagram

Bares com mesa na calçada fazem sucesso nos dias quentes, em Oslo – Foto: Reprodução/Instagram

A exemplo da maioria das cidades antigas, Oslo passou por grandes mudanças arquitetônicas, e muito do original foi perdido, embora ainda seja possível reconhecer seu passado passeando por alguns bairros que preservaram a história. A capital tem monumentos e museus incríveis, que são uma atração à parte para quem visita a cidade.

Tromso - Foto: Reprodução/Instagram

Animal descansa em campo de Tromso – Foto: Reprodução/Instagram

 

Pôr do sol em Tromso - Foto: Reprodução/Instagram

Pôr do sol em Tromso – Foto: Reprodução/Instagram

Em outubro, no auge do verão e quando as florestas exibem cores exuberantes, é um período bem bacana para aproveitar longas caminhadas pelos parques e explorar bares e restaurantes com mesas nas calçadas. O clima é muito favorável para passeios e vários festivais acontecem por lá. Oslo não é uma cidade barata, portanto, planeje a viagem com antecedência para poder aproveitar tudo o que ela oferece.

Damstredt, ruela em Oslo - Foto: Reprodução/Instagram

Damstredt, ruela em Oslo – Foto: Reprodução/Instagram

A bela cidade de Oslo possui uma mistura harmoniosa de passado e presente. O famoso Museu dos Barcos Vikings é essencial para qualquer turista, pois reúne em seu acervo embarcações vikings encontradas em escavações arqueológicas, além de relíquias da época dos guerreiros vikings. Um passeio ao Parque Vigeland, onde estão as belíssimas esculturas de Gustav Vigeland – artista norueguês que trabalha com bronze e granito –, também é obrigatório. A escultura mundialmente conhecida como  “O Círculo da Vida” pode ser encontrada dentro do parque. Também imperdível é o Kon-Tiki Museum.

Escultura de Gustav Vigeland, conhecida como "O Ciclo da Vida" -- Foto: Reprodução/Instagra/@a.klg

Escultura de Gustav Vigeland, conhecida como “O Ciclo da Vida” — Foto: Reprodução/Instagra/@a.klg

Gustav Vigeland (1869-1943) é muito associado ao Vigeland Sculpture Park, em Oslo. O parque contém 192 esculturas em granito e bronze, com mais de 600 figuras. Seu trabalho apresenta muitas figuras humanas nuas, às vezes, em poses íntimas, o que sempre gerou controvérsias. Além das esculturas, Vigeland também foi o designer da medalha do Prêmio Nobel da Paz.

Vista da cidade de Tromso - Foto: Divulgação

Vista da cidade de Tromso – Foto: Divulgação

Tromso
Localizada a 400 km ao norte do Círculo Polar Ártico, a pequena cidade é a porta de entrada da Noruega para o Ártico. A cidade é cercada por fiordes gelados, que permanecem cobertos de neve durante grande parte do ano.  Tromso tem uma história rica que se estende por aproximadamente 11 mil anos, portanto, há muito de história e curiosidade para desfrutar, independentemente se seu tipo está mais para visitas a museus ou algo mais roots, como encarar uma trilha até o cume de uma montanha.

Passeio de bicicleta por Tromso - Foto: Reprodução/Instagram

Passeio de bicicleta por Tromso – Foto: Reprodução/Instagram

Em outubro, é possível ver baleias nadando ao redor de Tromso. É interessante aproveitar um passeio pelas ruas da cidade, assim como visitar o Museu Polar, um dos mais importantes da Noruega, que aborda a fundação das cidades da região – a partir da chegada do homem ao Círculo Polar Ártico. Outro que vale a visita é o Museu de Tromso.

Barco viking - Foto: Divulgação

Barco viking – Foto: Divulgação

Outra dica é conhecer restaurantes locais e os famosos pubs, que servem cervejas  Mack. É recomendado que os viajantes deem um no pub Olhallen, considerado o mais famoso da cidade, e que conta com a maior seleção de cervejas Mack do mundo, além de servir 50 outros tipos artesanais da bebida, produzidas por microcervejarias norueguesas da região.

Homem fotografa a aurora boreal, em Tromso - Foto: Divulgação

Homem fotografa a aurora boreal, em Tromso – Foto: Divulgação

À noite, nada mais sensacional que sair para captar imagens da aurora boreal. É simples encontrar informações sobre o tempo e melhores locais para aproveitar desse espetáculo da natureza. É uma boa utilizar empresas que criam viagens personalizadas. A Teresa Perez Tours, por exemplo, oferece um passeio a bordo do MB-Havcruise que leva a tripulação para observar a aurora boreal em um local perfeito e ideal com os mais belos reflexos nas águas escuras da baía de Tromso. Imperdível!

Pôr do sol em Tromso - Foto: Reprodução/Instagram

Pôr do sol em Tromso – Foto: Reprodução/Instagram

 

Saiba mais em  Teresa Perez Tours 

 

Vigenland Sculpture Park, em Oslo - Foto: Reprodução/Instagram

Vigenland Sculpture Park, em Oslo – Foto: Reprodução/Instagram

 

Pessoas aproveitam dia quente para tomar sol e nadar, em Oslo - Foto:Reprodução/Instagram

Pessoas aproveitam dia quente para tomar sol e nadar, em Oslo – Foto:Reprodução/Instagram