Busca Home Bazaar Brasil

Por dentro do novo Botanique Hotel & Spa. E mais: a proprietária Fernanda Ralston Semler revela novidades!

Daniela Dantas, diretora de Consultoria e Atendimento da WGSN, conta sobre sua experiência neste refúgio contemporâneo na Mantiqueira

by Guilherme Rodrigues
Fachada e horta do hotel

Fachada e horta do hotel

SILÊNCIO ABSOLUTO e uma curadoria do melhor em design contemporâneo e gastronomia do Brasil em evidência. O Botanique Hotel & Spa, no Vale dos Mellos, entre Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí (o chamado Triângulo das Serras), já estava na minha lista de desejos. Uma viagem curta, a pouco tem- po de São Paulo. A experiência foi incrível. O nível do serviço é impecável.

Antessala de uma das suítes

Antessala de uma das suítes

Me hospedei em uma data próxima do meu aniversário de casamento e o staff, muito delicadamente, deixou uma carta nos parabenizando pelas bodas que nem lembrávamos que estávamos comemorando. No quarto, também nos surpreendemos com um porta-retratos com uma foto nossa, com muita atenção e carinho. Me senti em casa. Outro ponto que chamou muito a atenção foi o design brasileiro selecionado pela Adélia Borges. Não tinha um momento, um canto, que não reparássemos nos móveis integrados à paisagem verde. Só de estar lá é uma aula de design.

Completaram a experiência, revigorante, as comidinhas no quarto, os detalhes, como meias antiderrapantes, lápis de papel-jornal, mantas de fibra de bambu e tapetes feitos de garrafas PET, a carta de vinhos brasileiros, as cachaças artesanais e os ingredientes típicos da região usados na cozinha. Toda noite, um cardápio sobre a cama para escolher o café da manhã era um ritual simples, mas delicioso.

Café da manhã montado no deque do quarto

Café da manhã montado no deque do quarto

COMER E BEBER
O menu muda a cada dia, sempre com ingredientes fresquíssimos e locais. Adorei o couvert (com manteiga com ervas e pães de queijo fresquinhos), a sobremesa com três tipos de doce caseiro (espuma de requeijão, doce de abóbora com coco e purê de abóbora) e os vinhos de pequenas vinícolas nacionais.

NEWS
O luxo na medida do Botanique Hotel & Spa, sem pretensão, valorizando talentos e materiais brasileiros e a sustentabilidade, ganha novos horizontes: Botanique Community. Um empreendimento na forma de vilarejo, dentro dos domínios do hotel, terá 42 casas compegada eco e um time de arquitetos craques sob coordenação de Rodrigo Ohtake. Day use do Botanique e carrinhos de golfe circulando pela área.

 Fernanda Ralston Semler, empre- sária à frente do hotel

Fernanda Ralston Semler, empre- sária à frente do hotel

As primeiras construções começam a ser erguidas em março de 2018. “Este é um mundo onde cada luxo tem uma razão de ser, é atemporal, inovador, tem uma interação verdadeira com sustentabilidade e preocupação social”, diz Fernanda Ralston Semler, empresária à frente do hotel, do conceito e dos projetos. Em seu radar está, ainda, um Botanique al mare, em Alagoas.

MUSTS DO
“Para mim, é o lugar ideal para tirar o atraso da leitura e dos filmes – inclusive há um espaço de cinema lindo e muito gostoso, com apenas uma chaise para casal, pipoca e sorvete. E a biblioteca com mais de 400 títulos é uma perdição.

Cachoeira

Cachoeira

Além disso, para quem quer relaxar, a sauna a vapor é incrível e tem uma simulação de chuva da Mata Atlântica. Deliciosa! Tratamento? O novo scrub com três tipos de argilas (rosa, amarela e verde) é um espetáculo! Para quem quer um detox total, vale optar pelo programa digital: celular e laptop cam na recepção e são substituídos por massagens e livros.”