Busca Home Bazaar Brasil

Quatro benefícios do vinagre de maçã para a saúde

Ele contribui para o emagrecimento, conta com ação antioxidante e previne o diabetes

by Guilherme Rodrigues
Foto: getty images

Foto: Getty Images

Bebidas à base de vinagre de maçã estão se tornando populares em diversos lugares do mundo. O motivo? Seus inúmeros benefícios. O médico e pesquisador na área de nutrição Patrick Rocha explica que vale a pena incluir o produto na alimentação e, dentro de um estilo de vida adequado, o consumo traz uma série de benefícios.

Segundo ele, para aproveitar os benefícios do vinagre de maçã o ideal é incluir uma a duas colheres na alimentação, seja na salada, ou junto a água com limão pela manhã, em jejum. Veja abaixo os principais motivos que fizeram do produto como um aliado da saúde e da beleza:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

1. Emagrecimento
O ácido acético presente no vinagre de maçã inibe a ação de várias enzimas como a sacarase, a lactase, a amilase e a maltase e, assim, atua como um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Sem ele, a absorção de açúcar e amido é bem maior. Além disso, o vinagre de maçã também aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e, consequentemente, reduza a ingestão de calorias.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

2. Infecções
Uma pesquisa do National Institute of Health mostrou que bactérias podem morrer após o contato com o vinagre de maçã. É possível, além de tomá-lo, também aplicá-lo na pele para tratar acne, limpeza de feridas e infecções no ouvido, por exemplo. É importante, porém, lembrar que o cuidado médico é indispensável.

3. Controle dos níveis de insulina no sangue
Quando a insulina é produzida e liberada no corpo em grandes quantidades, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ela, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantidade de glicose. Esse processo leva a um quadro chamado de resistência à insulina que, se não for revertido, pode evoluir para diabetes tipo 2. O vinagre de maçã ajuda a prevenir o diabetes justamente porque reduz os níveis de glicose e os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos.

4. Controle de doenças cardíacas
Com bons níveis de ácido clorogênico, o vinagre de maçã reduz o colesterol LDL, fazendo com que suas partículas sejam oxidadas e o risco de doenças cardíacas, reduzido. Além disso, ainda reduz a pressão arterial, responsável por problemas no coração.

Leia mais:
Avocado toast: como fazer o prato que é hit no café da manhã e no brunch
13 alimentos que te ajudam a queimar calorias (e gordura!)
Os superalimentos da beleza: cinco itens que não podem faltar no seu cardápio!