Busca Home Bazaar Brasil

Assunto sério: 5 apps para te ajudar em situações em que você se sente ameaçada

A tecnologia pode ajudar no combate à violência contra a mulher

by Victoria Ranieri
Foto: divulgação

Foto: divulgação

Por Victoria Ranieri

Assunto do momento, a violência contra a mulher vem sendo abordada de diferentes maneiras ultimamente. Não sem razão: uma pesquisa de 2015 divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que uma mulher no Brasil é violentada sexualmente a cada 11 minutos. É natural, então, o medo de ir a lugares sozinha, por exemplo.

Cumprindo seu papel social, listamos abaixo cinco aplicativos que podem ser usados em situações em que, de alguma forma, você se sinta ameaçada.

bSafe (disponível gratuitamente para Android e IOS)
Essa plataforma traz vários recursos para manter a segurança do dia a dia e em emergências reais. Entre suas inúmeras utilidades, há o alerta guardião, que notifica seus amigos e familiares (que você seleciona quem são anteriormente) quando você precisa de ajuda e ainda lhes mostra sua localização (via GPS) e o que está acontecendo (com um vídeo). Ele até mesmo pode disparar uma sirene.

Panic Button (disponível de graça para IOS e por R$ 3, 96 para Android)
Nele, você pode cadastrar três pessoas em que confia, que poderão receber, em caso de emergência, um sms, um alarme ou até uma ligação. O SMS, por exemplo, mostra latitude, longitude, velocidade em tempo real e um mapa que exibe sua localização exata e como chegar até você.

SmartWatcher – Seguraça Pessoal (disponível gratuitamente para Android e IOS)
Assim como os outros, você dispara um alerta pressionando um botão. Assim que fizer isso, membros da sua rede, que também têm que ter o app, receberão uma notificação com sua localização em um mapa. A ferramenta ainda possibilita que essas pessoas liguem direto para emergência ou para você.

iOkay – Segurança Pessoal (disponível de graça para Android e IOS)
Nele, há um botão verde e outro vermelho. Se você apertar o primeiro, enviará automaticamente uma mensagem para os contatos cadastrados avisando que está bem. Se apertar o segundo, um alerta de que algo não está bem será disparado. Se você desejar, também pode compartilhar sua localização (via GPS) em tempo real. Se o outro usuário estiver sem internet ou não possuir o app, sua mensagem chegará por SMS com total garantia do aplicativo.

Gramp Security (disponível de graça para Android e IOS)
Uma central recebe denúncias, que podem vir acompanhadas de vídeos e fotos, e as encaminha para a polícia. O mais interessante é que o botão de pânico pode ser usado mesmo com a tela do celular desativada. Ainda assim, eles são capazes de rastrear a sua exata localização.

*Em respeito à seriedade do assunto, Bazaar não testou as ferramentas, já que não houve uma situação real de risco.