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Dieta: 7 alimentos que devem ser banidos do seu café da manhã

Nutricionista revela quais são os hábitos e alimentos vilões da boa forma

by Ariene Oliveira
Foto: Harper's Bazaar

Foto: Harper’s Bazaar

A teoria de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia acaba de ser derrubada. De acordo com a nutricionista Laura Casasayas, o café da manhã pode até ser a pior refeição se você não tiver as informações corretas sobre o assunto.

Escolher produtos oferecidos pelas padarias para começar o dia pode ser perigoso para a sua dieta, já que os alimentos se baseiam principalmente em açúcares e farinhas refinadas que não só são armazenadas facilmente como gorduras, despertam fome. Consequentemente, aqueles (apetitosos) salgados como pão, biscoito e torta avistados nas gondolas da padaria podem trazer muitos quilinhos a mais.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“É comum acordar em cima da hora, não tomar o café da manhã, ou fazê-lo escolhendo alimentos nutricionalmente vazios, ricos em açúcares, propostos pela indústria de alimentos”, diz a nutricionista. E alguns deles são muito mais comuns no seu dia a dia nos períodos da manhã do que você imagina. A especialista lista alguns a seguir para você abolir já do seu café da manhã:

1. Cereais 

“É tão popular e fácil encontrar o café da manhã no supermercado, mesmo sob o rótulo de ‘light’ ou ‘fitness’, que esquecemos que é um produto ultraprocessado, com alto teor de açúcar”, diz Laura. De fato, alguns costumam conter entre 12 e 33% de açúcar, que podem ocasionar em doenças como obesidade, diabetes ou até mesmo alguns tipos de câncer.

Substituto ideal: um mingau de aveia, cevada ou arroz com frutas ou nozes, se você quiser adicionar um toque crocante.

 

2. Pão de forma

As fatias de pão não contêm apenas açúcares, mas também óleos vegetais de baixa qualidade, como o óleo de palma. “O consumo destes está associado às doenças cardiovasculares, sem mencionar outros aditivos de natureza suspeita para a saúde”, diz Casasayas.

Substituto ideal: compre ou faça pão artesanal com massa.

 

3. Leite vegetal

Depois de ouvir todos os tipos de críticas sobre o leite de vaca, o leite vegetal chegou ao mercado prometendo saúde e bem-estar. No entanto, como lembra a nutricionista, nem todos são saudáveis e, na maioria deles, o teor de açúcar adicionado é alto (até 13 gramas).

Substituto saudável: escolha aqueles que contêm menos de cinco gramas de açúcar por copo.

 

Foto: HuffPost UK

Foto: HuffPost UK

 

4. Sucos 

“A realidade é que o suco não pode ser considerado um alimento, mas uma sobremesa, devido ao açúcar que contém”, alerta a especialista.

 Substituto saudável: fruta inteira, pois fornece fibra solúvel facilitando o controle do apetite.

 

5. Bolos caseiros

Ser caseiro não significa que seja saudável. Segundo a nutricionista, se você não levar em conta detalhes ou quantidades dos ingredientes que fazem parte da receita, no final eles compartilham muitas características prejudiciais das opções industriais. “Farinha refinada, açúcar e excesso de gordura saturada (com manteiga, por exemplo) seriam ingredientes comuns em biscoitos caseiros tradicionais. Sem mencionar que ser uma comida familiar pode despertar nossa fome emocional, fazendo com que a gente coma mais”, diz Laura.

Substituto ideal: faça bolachas caseiras com farinha integral, pouco açúcar e com nozes e ovos, proporcionando uma percentagem adequada de proteína.

 

6. Margarina

“A margarina é um produto industrial que nasceu em 1968 com a intenção de ser um alimento mais acessível financeiramente do que a manteiga, mas também é um alimento processado cujas propriedades com relação à saúde ainda precisam ser comprovadas”, diz Casasayas.

 

Substituto ideal: azeite extravirgem ou abacate.

 

7. Taças (enormes) de açaí

Esta fruta roxa se é uma opção saudável, fornecendo grandes quantidades de vitamina A e C, bem como ácidos graxos ômegas 3 e 6. No entanto, as coberturas podem transformá-la em uma verdadeira bomba açucarada. “Evite usar granola ou frutas desidratadas, pois esses alimentos possuem açúcar, 14% no caso da granola”, afirma a especialista.

 

Substituto ideal: prepare uma tigela com uma colherada de pó de açaí e adicione ¾ de uma banana, um punhado de morangos e, para a cobertura, flocos de aveia ou passas.