Busca Home Bazaar Brasil

Receitas: sobremesas funcionais para matar a vontade de doce sem fugir da dieta

A nutricionista Glaucia Justo apresenta receitas com ingredientes que fazem bem para a saúde

by Ariene Oliveira

Um dos momentos mais difíceis da dieta é deixar de comer doces. A nutricionista Glaucia Justo, da Policlínica Granato, revela duas receitas que são boas aliadas para quem quer seguir no processo de emagrecimento, sem abrir mão de um docinho.

Na primeira receita, de Cupcake funcional, a médica aponta alimentos que proporcionar um ótimo sabor e têm propriedades que são boas aliadas da saúde.

“O farelo de aveia contém fibras solúveis que auxiliam no trânsito intestinal, rico em vitaminas (E, K, B1, B2, B3 e B6) e aumenta a saciedade. A linhaça é rica em ácidos graxos ômega 3 (anti-inflamatório) e 6, que atuam controle do colesterol e dos triglicérides e são bons aliados no combate a doenças cardiovasculares. Além disso, a linhaça é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas C, E e do complexo B. E o cacau possui flavonoides que atuam como antioxidantes, favorecem a saúde cardiovascular, além de elevar os níveis de serotonina que garantem prazer”, ressalta a nutricionista.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cupcake Funcional

 Ingredientes:

2 colheres de sopa de farelo de aveia;

1 colher de sopa de farelo de linhaça;

1 colher de cacau em pó;

1 colher de sopa de achocolatado Diet;

1 colher de café fermento em pó;

3 colheres de sopa de iogurte desnatado ou leite desnatado;

1 ovo;

Para diversificar os sabores: lascas de chocolate meio amargo, ameixa seca picada, uva passa, castanha do Pará picada, banana em rodelas com canela ou mesmo rechear com doce de goiaba ou outro doce de fruta.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e adicionar por ultimo o fermento. Distribuir entre as formas de cup cake (silicone) e deixar no micro-ondas por 1min e 30 segundos.

 

Já a segunda receita contém um ingrediente que vem chamando a atenção das musas fitness: a biomassa de banana verde. Ela é feita com polpa de bananas verdes cozidas, sendo capaz de melhorar a imunidade, prevenir diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal. ”A biomassa de Banana verde tem poder de regulação intestinal e auxiliar no controle de colesterol”, explica.

 

Brownie com biomassa de banana verde e cacau

Ingredientes:

¼ de xícara de óleo de coco

1 ½ xícara de biomassa de banana verde

4 ovos

4 colheres de sopa de cacau em pó

1 xícara de açúcar mascavo

200g de chocolate 70% derretido

1 xícara de nozes ou castanhas picadas

 

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o chocolate e as nozes. Adicione as nozes e o chocolate. Despeje em uma forma antiaderente untada com óleo de coco e asse no forno pré-aquecido 180°C  por 15 a 20 minutos.