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As dez campanhas mais marcantes da história da Benetton

Fizemos uma seleção de imagens da grife italiana, em homenagem ao seu fundador Carlo Benetton

by redação bazaar

Por Thaïs Mello

Carlo Benetton, um dos fundadores da marca italiana que leva seu sobrenome, morreu na terça-feira (01.07), aos 74 anos. Para homenageá-lo, a Bazaar selecionou algumas das campanhas mais emblemáticas da marca, famosa por suas imagens polêmicas e mensagens de engajamento social.

Campanha publicitária "Angel & Devil" - 1991Foto: Divulgação

Campanha publicitária “Angel & Devil” – 1991
Foto: Divulgação

Essa imagem, de 1991, é uma das mais famosas da história da Benetton. Atualmente, é alvo de discussões sobre racismo em campanhas de moda, por, supostamente, retratar a criança branca como um anjinho e a criança negra como um diabinho.

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Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A representatividade sempre foi um tema importante para a Benetton. Nessa campanha, três etnias diferentes estão abraçadas e envoltas por um manto, simbolizando a união entre as raças.

 

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Conhecida por suas roupas coloridas, a Benetton usou sua marca registrada para alertar sobre o vírus HIV, em 1993, no auge da doença.

 

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Campanha publicitária “Hearts” – 1996- Foto: Divulgação

A igualdade racial é abordada novamente na campanha de 1996, mostrando que os corações são iguais, independentemente de suas etnias.

 

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Explosão de cores – nas roupas e na pele dos modelos.

 

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Na imagem de 1985, dois jovens – um judeu e um muçulmano – estão abraçados, promovendo a paz entre etnias e crenças religiosas diferentes.

 

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Celebrando os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a campanha de 1998 mostra jovens de diversas etnias, em meio a artigos da Declaração.

 

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Criada pelo grupo Benetton, a Fundação “UnHate” causou polêmica, em 2011, com montagens de líderes políticos antagônicos se beijando, buscando combater a cultura do ódio. Na imagem, Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos e Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela.

 

Campanha publicitária "Unemployee of the year" - 2012

Campanha publicitária “Unemployee of the year” – 2012 – Foto: Divulgação

“Desempregado do ano”: na campanha de 2012, a Benetton chamava atenção para a crise no mercado de trabalho, em um concurso que oferecia bolsas a jovens desempregados.

 

Foto: Divulgação

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Em 2014, a marca se uniu à ONU Mulheres para falar da importância da igualdade entre os gêneros no combate à violência contra as mulheres.

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