Busca Home Bazaar Brasil

Como escolher padronagens-tendência do verão 2019 que combinam com seu estilo

Saiba mais sobre cada uma delas e sobre os efeitos de ilusão de ótica que proporcionam

by redação bazaar

Por Mariana Queima

Destaque nas coleções apresentadas no último SPFW, as padronagens como xadrezes, listras e quadriculados se posicionaram como forte tendência para o verão 2019. Mas, para cada tipo de estampa, existe uma variedade de estilos diferentes. E, dependendo do tamanho da linha, da escala, do espaçamento e das cores usadas em cada desenho, as mensagens de estilo transmitidas podem variar bastante. São combinações quase infinitas. Vamos falar melhor sobre cada uma delas e os efeitos que proporcionam.

A começar pelas listras, um padrão clássico do verão, elas surgiram na passarela em diversos formatos. Na Água de Coco, por exemplo, vieram em forma de ziguezague, o que transmite ao nosso olhar mais dinamismo e movimento. Para quem tem a silhueta reta, elas são ótimas para dar a ilusão de cintura.

Água de Coco- Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Água de Coco – Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Já na coleção da Salinas, elas apareceram bem largas, bold, em laranja vibrante, injetando bastante energia e chamando muita atenção. Num dos maiôs da marca, uma listra se apresenta como um círculo, quase um alvo, impossível passar despercebida! Mas, atenção: listras largas na horizontal criam impressão de mais volume na região em que ela estiver.

Salinas - Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Salinas – Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Na Handred, as listras estiveram presentes num conjunto de seda na vertical, numa modelagem solta, tipo pijama, um estilo casual, cool e confortável. Dica para não esquecer jamais. Listras finas na vertical alongam visualmente a silhueta, dando a impressão de um corpo mais longilíneo, principalmente quando usado da cabeça aos pés.

Handred - Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Handred – Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

O quadriculado ganhou um toque sofisticado no desfile da Apartamento 03.  Um patchwork feito com tecidos luxuosos e com brilho chamou a atenção. O impacto provocado é de uma textura rica, que adiciona volume visualmente.  A. Niemeyer apostou na versão máxi do quadriculado vichy. A marca investiu numa silhueta mais ampla, no conceito de loungewear, em roupas descontraídas e super confortáveis, ideal para quem não abre mão de conforto sem perder o estilo.

Apartamento 03 - Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Apartamento 03 – Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

A. Niemeyer - Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

A. Niemeyer – Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

A Beira levou para o desfile um toque artsy a alguns modelos. Para isso, usou um padrão quadriculado, transformando o tecido numa espécie de tela e, as linhas, em pinceladas sutis. Um estilo moderno e criativo. Voltando a Salinas, a marca optou por um quadriculado que remete às redes de vôlei de praia e piscinas, símbolos que são uma referência direta aos esportes e que nos transportam imediatamente para um dia de verão. Mensagem direcionada àqueles que se identificam com atividades ao ar livre, com um estilo mais esportivo.

Beira - Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Beira – Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Salinas - Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br

Salinas – Foto: Agência Fotosite/Reprodução/FFW.com.br