Busca Home Bazaar Brasil

Como usar os looks que brilharam nas passarelas no ambiente de trabalho

A Consultora de Imagem e Comportamento Rachel Jordan afirma que bom senso é a palavra-chave no momento de vestir as últimas tendências no cotidiano profissional

by Ariene Oliveira

As semanas de moda já terminaram mas deixaram propostas com mensagens poderosas em suas coleções. O atual momento político e social serviu para transmitir temas de diversidade e colocou o empoderamento feminino, traduzido por silhuetas marcantes na  vibe dos anos 80, mais forte do que nunca.

A Consultora de Imagem e Comportamento Rachel Jordan ressalta que o impacto dos movimentos #MeToo e #Time’s Up reverberou por meio do uso de cores inebriantes, referências nostálgicas e silhuetas estruturadas. Pregas, cetim, veludo molhado e cores vibrantes. Mas será que tudo o que vimos nas passarelas conseguimos usar no look cotidiano do nosso ambiente de trabalho?

Rachel afirma que sim. Ela explica que muitas peças podem sair do mundo glamouroso dos desfiles e migrar para o nosso dia a dia profissional. A consultora explica que a transformação da mulher moderna abriu espaço para peças de alfaiataria com ombros estruturados e cinturas marcadas.

Fendi - Fall 2018 - Milão Fashion Week - Foto: GettyImages

Fendi – Fall 2018 – Milão Fashion Week – Foto: GettyImages

novo guarda-roupa social feminino estimula a releitura dos ternos masculinos por meio do detalhe acinturado e dos ombros estruturados com ombreiras, super chiques para ambientes mais formais ou formais contemporâneos.

Outra tendência que fez sucesso nos desfiles e que pode ser incorporada ao look profissional é a de itens clássicos que formaram a base das coleções trazendo um clima de nostalgia e de tradição.

Cortes mais simples de peças como saia-lápis, vestidos e malhas em cores delicadas, porém com uma mensagem de força e atitude, tudo a ver com a mulher de hoje que conhece e luta por seus direitos.

A expert lembra que na busca pela praticidade de quem precisa ter roupas mais confortáveis para enfrentar as demandas do dia a dia, a moda esportiva segue em evolução, trazendo peças coordenáveis intercambiáveis e fáceis de usar. Novamente itens clássicos como blusas de gola rolê, suéteres folgados e camisas de tecido se tornam importantes e funcionam como sobreposição.

BOSS - FW 18/19 - NYFW - Foto: GettyImages

BOSS – FW 18/19 – NYFW – Foto: GettyImages

O preto, cor queridinha de nove entre 10 mulheres, apareceu na maioria dos desfiles e é perfeita para transitar em todos os ambientes de trabalho podendo variar nos tecidos, nas texturas e fazendo uma combinação all black.

Nina Ricci Fall/Winter 2018/2019 - Foto: GettyImages

Nina Ricci Fall/Winter 2018/2019 – Foto: GettyImages

O xadrez continua reinando com variações que vão da estampa príncipe de gales até o xadrez mais colorido com tons de azul, amarelo e vermelho. Em ambientes de trabalho mais formais, procure usar o xadrez mais classic, com tons mais sóbrios como o cinza. Já nos mais casuais, abuse do xadrez em outras tonalidades.

Missoni - Fall 2018 - Milão Fashion Week - Foto: GettyImages

Missoni – Fall 2018 – Milão Fashion Week – Foto: GettyImages

BOSS - FW 18/19 - NYFW - Foto: GettyImages

BOSS – FW 18/19 – NYFW – Foto: GettyImages

Sempre presente, o animal print também mostrou sua força. Porém, como é uma estampa que transmite uma mensagem forte de sensualidade,  pode ser aplicada de forma mais discreta com o uso de um lenço ou num detalhe da bolsa.

Tom Ford -  New York Fashion Week FW 18/19 - Foto: GettyImages

Tom Ford – New York Fashion Week FW 18/19 – Foto: GettyImages

Rachel Jordan reforça que o importante é não esquecer que em ambientes de trabalho bom senso é a palavra chave. Para não errar, procure entender qual o dress code da sua empresa. Assim você vai se sentir segura para estar na moda e, ao mesmo tempo, adequada para o trabalho. E não esqueçam: nada de decotes profundos, transparências e saias muito curtas.

Tags: ,