Busca Home Bazaar Brasil

Conheça a pedra do mês de março: água-marinha

Veja também nossa seleção com as joias mais bacanas que contém a gema

by elav
Foto: reprodução

Foto: reprodução

Por Victoria Ranieri

Como de costume, revelamos qual é a gema do mês e contamos um pouco de sua história. Sendo uma das mais tradicionais brasileira, a água-marinha – conhecida por seus tons pastel, mas quanto mais escuro mais rara a gema – é a pedra de março.

Leia mais: Conheça a granada, a pedra do mês de janeiro

Seu nome vem do latin “aqua” (água) e “mare” (mar), que significa água do mar. Os antigos gregos acreditavam que ela estava relacionada a Poseidon, Deus dos oceanos, e que era símbolo da limpeza, amor, e proteção e sorte no matrimônio. Na época, os marinheiros a levavam em suas viagens de marco, para proteger dos perigos do oceano. Já na cultura dos antigos árabes, a pedra era conhecida como símbolo de alegria, que trazia ao seu portador paz e felicidade.

rainha-elizabeth-ii-comaguas-marinhas-brasileiras

À esquerda, a Rainha Elizabeth II com o colar original e, à direita, a Rainha com a pedra principal do colar em sua coroa – Fotos : reprodução

Leia mais: Minha pedra é ametista… Conheça a gema do mês de fevereiro!

A produção da pedra no Brasil é tão grande e famosa que, em 1953, o então presidente brasileiro, Eurico Gaspar Dutra, presenteou a Rainha Elizabeth II por sua coroação com um colar e brincos de águas marinhas e diamantes. Logo depois, a Rainha fez uma diadema onde a pedra central foi retirada e adaptada de uma outra tiara, dada à ela por Roberto de Abreu Sodré , então governador de São Paulo, em 1968.

Leia mais:No primeiro banquete de estado de Kate Middleton, que tiara ela usará?

Se você não for ganhar um conjunto como o da Rainha Elizabeth II de herança, não se preocupe. Em nossa galeria há uma seleção de peças que podem satisfazer seu desejo.