Busca Home Bazaar Brasil

Conheça opala preciosa, pedra do mês de outubro

Antigamente, acreditava-se que ela trazia má sorte...

by Victoria Ranieri
Foto: reprodução

Foto: reprodução

Por Victoria Raneiri

Como temos feito ao longo de 2016, no início de cada mês revelamos qual é a pedra do período. Outubro é dedicado à opala, uma gema que é conhecida pela cor e padronagem muito particular, chamada de play-of-color. Existem duas classes de opala: as preciosas, que contêm o play-of-color, e as comuns, que não contêm.

O play-of-color é encontrado nas opalas preciosas porque é composto de esferas sub-microscópicas empilhados em um padrão de uma grade – como camadas de bolas de pingue-pongue em uma caixa. À medida que as ondas de luz passam entre essas esferas, elas sofrem difração. Quando isso ocorre, elas quebram-se nas cores do arco-íris, chamadas de cores espectrais,o que resulta no play-of-color.

Entre as opalas preciosas, ainda há subdivisões, segundo os especialistas: São elas:

Opala branca ou de luz: translúcida para semi-translúcida, com play-of-color contra uma cor branca ou cinza claro de fundo, chamada de bodycolor.

Opala preta: translúcida a opaca, com play-of-color contra um fundo preto ou qualquer outro fundo escuro.

Opala de fogo: transparente a translúcida, com marrom, amarelo, laranja ou vermelho em seu bodycolor. Este tipo, que muitas vezes não mostra o play-of-color, é também conhecido como opala mexicana.

Opala Boulder: translúcida a opaca, com play-of-color contra uma luz clara a escura no fundo. Fragmentos da rocha circundante, chamado de matriz, tornam-se parte da joia final.

Opala de água ou cristal: transparente a semi-transparente, com um fundo claro. Este tipo mostra um incrível play-of-color.

Na antiguidade, os gregos e romanos acreditavam que essa pedra simbolizava a esperança, inocência e a pureza. Já em grande parte da Europa, por muito tempo foi dito que a opala trazia azar, infelicidade e morte. Nos Estados Unidos, o pensamento segue de ser uma gema azarada, exceto quando usada como amuleto por pessoas do signo de Libra. Hoje em dia, acredita-se que ela ajuda no crescimento das crianças, cura depressão e dá uma força para que a pessoa que a usa a encontre seu verdadeiro amor. Dizem ainda que seus efeitos são potencializados quando é usada em cordões ou anéis de ouro.

Em nossa galeria, você confere inúmeras peças com a gema!


Leia mais:
Setembro é o mês da safira; conheça mais sobre a gema
Pouco conhecido, o peridoto é a pedra do mês de agosto
Rubi é considerado símbolo do amor sincero; conheça mais sobre a gema do mês de julho
Junho é o mês dedicado às pérolas; saiba mais sobre elas!
Maio é mês da esmeralda; saiba mais sobre essa pedra
Shine bright… Saiba tudo sobre o diamante, pedra do mês de abril
Conheça a pedra do mês de março: água-marinha
Minha pedra é ametista… Conheça a gema do mês de fevereiro!
Conheça a granada, a pedra do mês de janeiro