Busca Home Bazaar Brasil

Saiba como usar seu biotipo para valorizar a sua imagem

A consultora de Imagem e Comportamento Rachel Jordan listou os cinco biotipos principais e dá dicas de como valorizar cada um deles.

by Ariene Oliveira

A cada nova coleção lançada nas semanas de moda mundo afora nossos olhos brilham diante das tendências que estarão nas ruas em pouco tempo. Qual de nós nunca se imaginou usando algumas daquelas peças incríveis que são apresentadas nas passarelas? Mas não podemos nos esquecer de que cada mulher tem um biotipo diferente. Conhecer bem o seu corpo é o segredo para fazer escolhas acertadas que valorizem a sua imagem.

Foto: Harper's Bazaar

Foto: Harper’s Bazaar

A consultora de Imagem e Comportamento Rachel Jordan ressalta que o mais importante é não cair na armadilha de usar um look que nada tem a ver com seu biotipo só porque está nas vitrines mais descoladas ou nas revistas de moda. Saber realçar seus pontos positivos e minimizar os negativos é o grande truque nessa brincadeira fashion para elevar ainda mais a autoestima.

Rachel afirma que com autoconhecimento, paciência e experimentação, não tem erro. Você se sentirá mais segura e confortável para ousar de maneira acertada. A consultora listou os cinco biotipos principais (ampulheta, retangular, pera ou triangular, triângulo invertido e oval) e dá dicas de como valorizar cada um deles. Confira!

 

Ampulheta

Considerada a forma mais proporcional. Neste formato de corpo, ombros e quadris têm a mesma largura, e a cintura é levemente menor, mais fina. Quase tudo cai bem; contudo, deve-se evitar evidenciar ou marcar a cintura demais. Pode ficar desproporcional.

Cuidado com peças que não valorizem seu formato de corpo, isto é, suas curvas, como blazers e jaquetas retas, calças de cintura muito alta, faixas e cintos com a mesma cor da roupa.

Invista em calças retas, blazers acinturados e vestidos com pences (um vestido evasé, por exemplo).

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

 

Retangular

É um corpo que não tem cintura definida, por isso a necessidade de “criarmos” essa cintura.

Cuidado com blusas e vestidos muito justos, casacos retos e roupas com estampas grandes.

Invista em  faixas, cintos e peças com cores contrastantes na região da cintura.

Lalá Rudge - Foto: Pinterest

Lalá Rudge – Foto: Pinterest

 

Pera ou Triangular

Mulheres com o corpo no formato triangular possuem quadris mais largos do que os ombros. É comum também apresentar a cintura mais fina.

Cuidado com: estampas com alto contraste de cores ou muito grandes e cores muito claras e vivas nos quadris.

Invista em: blusas com estampa, camisas com bolsos ou babados na região superior, blusas e vestidos com decote em V e casaquinhos mais curtos (até a cintura).

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

 

Triângulo Invertido

As proporções deste corpo são contrárias às do corpo no formato de pera. No caso, os ombros e as costas são mais largos do que os quadris. As pernas podem ou não ser mais finas.

Cuidado com: roupas com mangas volumosas, blusas e casacos estampados e saias e calças muito justas (skinny e leggings).

Invista em: blusas escuras, roupas sem volume nos ombros e calças e saias volumosas e/ou estampadas.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

 

Oval

A cintura é mais larga do que os ombros e os quadris — os quais também apresentam um volume grande. Frequentemente, as mulheres com este tipo de corpo possuem uma barriga proeminente e braços e pernas mais cheinhos.

Cuidado com: roupas volumosas, roupas muito justas e camisas e vestidos fechados até o pescoço.

Invista em: casacos acinturados, roupas escuras, blusas com alças maiores (que comportem os seios e os ombros) e vestidos transpassados que modelem a cintura.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Tags: ,