Busca Home Bazaar Brasil

“Vocês têm o poder de mudar percepções, inspirar e empoderar”, diz Beyoncé a estilistas

A artista foi homenageada durante o CFDA Fashion Awards

by Guilherme Rodrigues
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Nesta segunda-feira (07.06), aconteceu, em Nova York, a premiação CFDA Fashion Awards. A homenageada da noite, com o prêmio de fashion icon, foi ninguém menos que Beyoncé. Vestindo um conjunto brilhante e maxi-chapéu Givenchy,  ela recebeu a honraria da presidente da organização, Diane von Furstenberg. A cantora aproveitou a ocasião para fazer um extenso discurso, algo que não costuma realizar com frequência. Ela abordou temas como a origem humilde de sua família e a importância da representatividade na moda. Abaixo, você confere na íntegra o que ela falou.

“Muito obrigada, Diane, por tudo o que você falou sobre mim. Me sinto muito amada e orgulhosa.  Desde de sempre, a moda faz parte da minha vida. Ela já exercia influências em mim até mesmo antes de nascer. Muitos de vocês não sabem disso, mas minha mãe é costureira. Meus avós não tinham dinheiro para pagar a escola católica. Como solução, minha avó costurava as roupas das freiras e padres e fazia também os uniformes dos estudantes em troca da educação da minha mãe. Minha avó passou então o dom para a minha mãe, que aprendeu a costurar desde cedo.

No começo do Destiny’s Child, muitas grifes de roupas não queriam ser associadas a quatro garotas negras, caipiras e curvilíneas, e obviamente não tínhamos dinheiro para comprar as peças nós mesmas. Minha mãe foi rejeitada por todos os showrooms de Nova York, mas como a minha avó, ela usou seu talento e criatividade para realizar os sonhos de suas filhas. Ela e seu irmão, que descanse em paz, fizeram todos os nossos figurinos, costurando à mão cada cristal e pérola, colocando amor e paixão em cada pequeno detalhe. Quando eu usava aquelas roupas eu me sentia uma Khaleesi, como se eu estivesse usando uma armadura, era algo mais profundo do que qualquer etiqueta.

Foto: reprodução/Instagram

Foto: reprodução/Instagram

Minha mãe é fabulosa e maravilhosa, e está aqui hoje à noite! Por causa dela, minha avó e meu tio, eu não posso falhar. Minha mãe desenhou meu vestido de casamento, de formatura, do meu primeiro CFDA, do meu primeiro Grammy, e a lista vai além. Para mim, esse é poder da moda. É uma ferramenta que te ajuda a achar a própria identidade. Ela transcende estilo, e é como uma maneira de marcar os grandes momentos de sua vida. Por isso agradeço a todos eles, obrigada meu Tio, minha Mãe e minha Avó, vocês me ensinaram a arriscar, trabalhar duro e viver a vida da minha maneira.

Quero agradecer a todos os designers que trabalham incansavelmente para dar as ferramentas para as pessoas escreverem suas próprias histórias. Vocês são fadas-madrinhas, mágicos, escultores, e muita vezes até terapeutas. Eu os encorajo a não esquecer o poder que vocês têm e também a não usá-lo levianamente.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Nós temos a oportunidade de construir uma sociedade em que uma garotinha se sinta refletida na capa de uma revista. Alma não tem cor e forma. Assim como o seu trabalho, o significado vai além do que os olhos podem ver. Vocês têm o poder de mudar percepções, inspirar e empoderar, e ao mesmo tempo ajudar as pessoas a aceitarem suas imperfeições e perceber a verdadeira beleza e força que todos temos dentro de nós.

Muito obrigada por este prêmio incrível. Nunca esquecerei essa noite. Que Deus abençoe a todos. Muito obrigada!”

beyonce-cfda-07

Leia mais: Quem passou pelo CFDA Fashion Awards 2016