A estilista Giuliana Romanno e dois looks de seu inverno 2014 repleto de texturas e recortes - Foto: Erico Toscano

A estilista Giuliana Romanno e dois looks de seu inverno 2014 repleto de texturas e recortes – Foto: Erico Toscano

Por Vívian Sotocórno

Bastava espiar o backstage de Giuliana Romanno no dia de sua estreia no SPFW, na temporada de verão 2015, para ter boa pista sobre a personalidade da estilista: segundos antes de as modelos cruzarem a passarela, o clima era de total tranquilidade, algo que só os muito seguros de seu trabalho conseguem numa ocasião daquelas. Ao conhecer Giuliana de perto, é fácil entender o porquê. Perfeccionista das boas, Giu passou cada segundo dos cinco meses que antecederam o desfile vendo e revendo, obsessivamente, cada detalhe. O resultado foi uma coleção consistente, com nível de acabamento difícil de encontrar mesmo entre veteranos. Há sete anos no mercado (nos primeiros quatro, atendia apenas by appointment no ateliê), a estilista formou clientela invejável e investiu forte na segmentação da marca, que hoje oferece todo tipo de complemento necessário para produzir um look total, de sapatos a lingerie.

Giu alcançou rápido o sucesso com seu casual deluxe impecavelmente construído, mas, ao longo dos últimos anos, ela soube aproveitar-se do DNA tropical e transformar nossa tendência em exibir o corpo numa alfaiataria com muita pele à mostra, em microcomprimentos e em recortes inusitados – o que, longe de vulgarizar, garante um ar ainda mais cool e despretensioso às peças. “É uma roupa chique, mas, sim, a sensualidade está implícita”, reflete a estilista, que se esmera em trazer novas matérias-primas para a marca. Assim, um vestido que se movimentava com a fluidez da seda na passarela revela-se, na verdade, feito de um neoprene finíssimo. “Adoro materiais que garantem ares tecnológicos. Os detalhes dos vestidos pretos do bloco final do desfile, por exemplo, foram feitos com uma tela de paetês cortada em tiras, costurada sobre fios de lurex”, conta, com visível orgulho. “Fiz um desfile comercial, para realmente vender, mas nem por isso a roupa precisa ser óbvia”, pondera.

Enquanto concentra as vendas da grife na flagship dos Jardins e em 40 multimarcas escolhidas a dedo pelo Brasil, Giuliana aumenta seu universo. Um body com recortes geométricos, que, recentemente, deu o que falar ao ser usado por duas globais (Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme) na mesma semana, faz parte de uma linha de underwear criada a pedido das clientes. Assim também nasceram as linhas de acessórios, a Mare (de beachwear) e a Limited (de peças numeradas). A partir do próximo verão, uma coleção de semi-joias será integrada ao repertório. Virginiana, Giuliana faz jus ao signo e trabalha muito, mesmo. Às 8h ela já bate cartão no escritório, onde coordena, com mão de ferro, todos os departamentos da empresa. Não lembra em nada a ex-financista que levava bronca do chefe por imprimir referências de moda no trabalho.