abre-isabel-marant

Por Christine Whitney

7:00 Uso o alarme do meu marido [o designer de acessórios Jérôme Dreyfuss], mas quase não precisamos de relógio para despertar. A primeira coisa que faço é ferver água para o chá. Nesse momento, estou tomando chai com leite de arroz. Às vezes, pego um café, mas meus gostos estão mudando.

7:10 Acordo Tal, meu filho de 11 anos, e escolho sua roupa. Se deixasse ele mesmo fazer isso, só usaria roupa de corrida. Gosta de moletons e suéteres da minha parceria com a H&M, e se as malhas do meu marido encolhem, vão para Tal.

7:15 Sempre uso a mesma coisa, porque, durante o dia, me troco 10 ou 15 vezes, experimentando roupas para minhas coleções. Tenho uma modelo de prova, mas gosto de testar as roupas primeiro. Uso sapatilhas, jeans apertado, um suéter de cashmere e uma jaqueta. Levo uma bolsa de couro e camurça, da última coleção, onde tem batom vermelho – sempre Chanel –, rímel L’Oréal Million Lashes e amostras de creme facial e perfume Chanel No 19.

7:30 Durante a semana, vou todas as manhãs de scooter para a piscina em St.-Germain (preciso disso para respirar e contornar os dias estressantes), é uma piscina do início do século passado. Amo que você pode ter sua própria cabine e não precisa usar um vestiário. Visto um maiô Adidas e, com frequência, nadadeiras pequenas para nadar 35 voltas.

8:30 Quase nunca tomo banho em casa, é sempre na piscina. Uso sabonete de lavanda Weleda, xampu e óleo capilar Moroccanoil, porque a água da piscina resseca meus cabelos, que, aliás, deixo sempre presos. Não tenho cabelo muito bom – é bastante fino – e não me sinto confortável com ele na cara. Também tenho muitos cabelos brancos e os deixo em paz. Não tenho tempo de ir ao salão e tenho medo de não parecer mais comigo mesma depois de ir.

8:40 Paro em uma casa de sucos e pego um de cenoura e gengibre. Você sempre pega um bronzeado bom bebendo suco de cenoura.

8:45 Quando chego ao escritório, tomo café puro – americano, não espresso. É uma grande xícara de café aguado. Não é muito francês. Então, checo meus e-mails e cartas, organizo a agenda e os pedidos de entrevista e respondo as perguntas da equipe.

10:00 Começo a trabalhar em meus desenhos e faço fittings. Meu estúdio é um espaço amplo e aberto, com pé-direito alto.Todos trabalhamos juntos há muito tempo, é bastante amigável e aconchegante.

13:00 Todos saem para almoçar, mas, na maior parte do tempo, estou em entrevistas ou compromissos. Caso não esteja, fico no escritório e peço comida: yakitori, sanduíches, comida chinesa ou japonesa, às vezes uma baguete com presunto e manteiga – e mais café. Acho que tomo quatro por dia, todos aguados. Como em 15 minutos e, depois, faço coisas como pesquisas ou escolha de cores. Estou sempre cercada de gente, então preciso ficar sozinha e reiniciar a cabeça, sabe?

14:00 Meu time de design retorna e começamos novamente com fittings ou estampas. Sempre visto jeans ou leggings de couro, porque fico de joelhos alfinetando coisas o tempo todo, não tem porque usar um vestido bonito. Uso coisas bem normais e confortáveis. E bebo muita água – muita Perrier, devo dizer. À tarde, após o quarto café, estou bem empolgada. Enrolo meus próprios cigarros para tentar fumar menos, mas ainda fumo muito.

19:00 Ponho música quando todos vão embora – Yeah Yeah Yeahs, Lou Doillon, PJ Harvey, Arcade Fire e Arctic Monkeys, ou escuto rap das antigas, como Run DMC. Se estou sozinha, escuto muito alto – gosto da energia.

20:00 Meu marido ou eu chegamos cedo para ficar com meu filho. Terças e quintas são meus dias de ajudá-lo com o dever de casa e fazer companhia no jantar. Na verdade, nunca janto com meu marido durante a semana. Nós nos vemos novamente na sexta-feira. Amo cozinhar, mas sempre chego tarde demais, então a babá prepara as receitas que ensinei para ela. Gosto de coisas simples e de qualidade. Sempre temos salada com carne, peixe ou frango. No inverno, frequentemente tomamos sopa de vegetais, repolho e beterraba. Nenhum de nós é fã de sobremesa e nunca bebo durante a semana – no fim de semana, sim. Moramos num loft com pé-direito alto. É minimalista, mas caloroso. Gosto de ter as coisas certas, mas não muitas. Amamos designers dos anos 1950, americanos e franceses, como Eameses, Charlotte Perriand e Jean Prouvé, e coleciono bonecos kachina nativo-americanos antigos que encontro nos mercados de pulgas e galerias.

22:00 Coloco o Tal na cama e lemos os livros da escola. Quando meu marido chega, conversamos e vemos TV – sempre o mesmo jornal. Isso me ajuda a esvaziar a mente. Leio o jornal apenas nos fins de semana: Le Monde e Courrier International. Raramente leio livros durante a semana, porque estou sempre muito cansada.Temos uma cabana de dois quartos na mata, que frequentamos nos fins de semana, quando não está muito frio – não há eletricidade ou água. Os amigos vêm e fazemos churrasco. Fica ao lado de um rio, então nadamos muito, praticamos caiaque, jogamos badminton e pulamos de trampolim. Se ficamos em Paris no fim de semana, vamos às galerias de arte, aos mercados de antiguidades ou a brunchs e jantares com amigos. Amo cinema, mas é difícil arranjar horários. Recentemente, vi Django Livre e adoro os diretores Jim Jarmusch,Wim Wenders e Fellini.

23:00 Comer muito ajuda a me acalmar no fim do dia – encho meu estômago e, daí, apago. Também durmo vendo coisas bobas na televisão. Se não for assim, meu cérebro segue correndo.

24:00 Durmo como um bebê, mas, quando estou estressada com a coleção, acordo à noite. Tento dormir de novo pensando em coisas boas para apagar da cabeça todos os problemas que sei que não vou resolver da cama. Acalmo-me pensando que tenho sorte de ter esse ótimo marido e esse ótimo filho. Não tenho do que reclamar.