Um encontro com a rainha do Reino Unido é, definitivamente, um dos eventos que mais gera dúvidas para um plebeu que tem essa oportunidade. Afinal, o que deve ser dito? E o que não pode acontecer de modo algum? Para o caso desse encontro hipotético acontecer – e por enorme curiosidade da redação -, Bazaar preparou um guia de como agir diante da monarca mais famosa do planeta.
1. A rainha Elizabeth II é uma das poucas pessoas no mundo que tem o poder constitucional de forçar as pessoas a usar chapéu. Por isso, siga corretamente o dress code.
2. Não encoste na rainha, e, caso ela esteja com seus cachorros, não faça carinho neles. É considerado ilegal tocá-la.
3. Ao conhecer a rainha, a forma correta de se dirigir á ela é “Sua Majestade”, e não “Sua Alteza Real”, “Elizabeth” ou “Sra. Regina” (rainha em latim). Após esse primeiro cumprimento, você deve se referir a ela como Ma’am (senhora).
4. Não ofereça um aperto de mãos, pois a rainha sempre oferece sua mão primeiro. Você também não deve se dirigir a ela caso ela não fale com você.
Leia mais: Aniversário da rainha: a vida de Elizabeth II em fotos
5. O aperto de mãos deve ser breve.
6. Fique de pé assim que a rainha entrar no ambiente.
7. Não mude de assunto. Cabe à rainha assumir a liderança em todas as conversas.
8. Espere a rainha começar a comer para então dar início à sua refeição. E fique atento, pois, se ela terminar antes de você, os pratos serão retirados, mesmo que você não tenha acabado.
9. Caso você queira convidar a rainha para um evento, é preciso notificá-la com seis meses de antecedência e enviar opções de menus para ela escolher.
10. A bolsa da rainha é utilizada como uma forma de comunicação entre ela e sua equipe. Caso ela queira deixar o local em cinco minutos, ela a coloca sobre a mesa. Se ela estiver conversando com alguém e mudar o acessório de braço, significa que ela quer que alguém de seu time intervenha na conversa imediatamente.