Construídos para abrigar, proteger e entreter a realeza, castelos antigos possuem uma beleza duradoura. Mas, ao contrário do passado, em que era impossível colocar sequer um pé dentro deles, os viajantes e amantes de arquitetura e arte de vanguarda podem passar por seus portões históricos e explorar o interior deles. Veja abaixo algumas das construções mais bacanas para se conhecer!
Castelo de Windsor – Windsor, Berkshire, Inglaterra
É o maior e mais antigo castelo habitado do mundo, hospedando seu primeiro monarca em 1121 e servindo como casa de fim de semana preferida da rainha Elizabeth II.
Palácio de Alhambra – Granada, Espanha
A excelência da arquitetura moura atrai multidões para o Palácio de Alhambra, mas sua característica mais marcante fica em seus jardins celestiais mediterrâneos.
Castelo Alnwick – Alnwick, Nothumberland, Inglaterra
Essa propriedade britânica ainda é o doce lar do Duque de Nothumberland, mas também serviu como cenário duas grandes histórias fictícias: foi Hogwarts, nos dois primeiros filmes de Harry Potter, e o Castelo Brancaster, em Downton Abbey.
Forte de Amber – Amer, Rajasthan, Índia
Caminhe até as muralhas (ao lado de elefantes asiáticos!) para ver os painéis esculpidos e o teto espelhado deste palácio de arenito.
Palácio Arg-E Bam – Bam, Kerman, Irã
Embora um terremoto de 2003 tenha causado grande prejuízo aos tijolos de barro que o compõem, o UNESCO Worl Heritage está lentamente trabalhando para restaurar os estragos.
Castelo de Blarney – Blarney, Cork, Irlanda
É lá que fica a Blarney Stone, uma pedra que, ao ser beijada, concede instantaneamente eloquência e perseverança. Pelo menos segundo uma lenda irlandesa.
Castelo Bran – Bran, Romênia
Na zona rural da Transilvânia, esta fortaleza assustadora do século 12 supostamente foi o cenário do romance de horror de Bram Stoke, O Drácula. Hoje, você pode realmente visitar a casa do vampiro mais famoso do mundo.
Cidadela do Cairo – Cairo, Egito
O forte islâmico alojou governantes egípcios durante 700 anos, mas suas três mesquitas e vários outros locais já estão abertos para visita.
Castello di Sammezzano – Reggello, Toscana, Itália
Originalmente construído no século XVII, o castelo mouro sofreu uma reforma e ganhou cores em 1800. O interior agora apresenta paredes esculturais e pisos de azulejos intrincados, mas foi tristemente abandonado por mais de duas décadas.
Chateau de Chambord – Chambord, Loir-et-Cher, França
Com uma arquitetura distinta do renascimento francês, está residência nobre é talvez um dos chateaus mais conhecidos do mundo. A propriedade no Vale do Loire serviu como um alojamento de caça para reis franceses desde o início do século XVI.
Castelo de Edimburgo – Castlehill, Edimburgo, Escócia
O famoso porto escocês resistiu a 26 grandes batalhas nesses 1.100 anos de história.
Castelo Himeji – Himeji, Hyogo, Japão
O complexo feudal também era chamado de Shirasagi Jo, ou “Castelo garça branca”, pois dizem que ele lembra o pássaro alçando um voo.
Fortaleza de Hohensalzburg – Salzburg, Áustria
Os príncipes-bispos austríacos viveram nessa Fortaleza desde o começo do último milênio. Agora, os turistas podem fazer uma caminhada até a trilha íngreme (ou pegar um funicular) para chegar ao pico.
Castelo Kronborg – Helsingor, Dinamarca
Em homenagem ao 400º aniversário da morte de Shakespeare, a Dinamarca está alugando um quarto na King’s Tower, pela primeira vez em mais de um século. O castelo de Helsingor é conhecido como o cenário para a trágica vingança de Bard, em Hamlet.
Kremlin de Moscou – Moscou, Rússia
Kremlin literalmente significa “Fortaleza dentro de uma cidade”, e esse “castelo”da capital russa é o exemplo perfeito do nome. As paredes de pedra cercam um complexo colossal de cinco palácios e quatro catedrais, para não mencionar a residência presidencial.
Castelo de Matsumoto – Matsumoto, Japão
Construído em um terreno plano, Matsumoto anteriormente era utilizado por um sistema extensivo de muros e fossos para defesa. Mas o trabalho de pintura incomum encontrado no edifício é sua característica mais famosa.
Mont Saint Michel – França
A intervenção divina supostamente levou à construção desta comuna no topo de uma ilhota rochosa. Peregrinos originalmente só poderiam sair para o mosteiro na maré baixa, mas os turistas modernos podem tirar proveito de uma ponte recém-construída.
Castelo de Neuschwanstein – Alemanha
Ludwig II da Bavaria encomendou seu retiro palaciano depois de ter perdido a soberania para a Alemanha, o que lhe valeu o apelido de “Rei de conto de fadas”. Apropriadamente, a arquitetura romântica inspirou o castelo do longa A Bela Adormecida, da Disney.
Castelo de Schewerin – Schwerin, Alemanha
Construída dentro de um lago, a ilha artificial dispõe de jardins famosos, um colírio para os olhos. Schewerin é conhecido também como o Neuschwastein do norte.