A banda com chapéus de bruxa em foto para Halloween durante turnê americana nos anos 1980 - Foto: divulgação

A banda com chapéus de bruxa em foto para Halloween durante turnê americana nos anos 1980 – Foto: divulgação

Satisfaction. É puramente isso que fãs dos Rolling Stones (e fashionistas) vão encontrar em Exhibitionism – a maior exposição já realizada sobre o grupo inglês, em cartaz até setembro na Saatchi Gallery, em Londres. Só o passeio até a galeria já vale a pena. Agora, imagine nove ambientes temáticos (alguns imersivos graças à tecnologia 3D) contando os 50 anos de história de uma das principais bandas de rock do mundo, ocupando os dois andares do fabuloso prédio da Saatchi, encravado em um dos quarteirões mais elegantes e agradáveis da capital britânica, em Chelsea. Imaginou? Vá além.

Os mais de 500 itens expostos misturam memorabilia a instrumentos musicais, capas de discos a objetos pessoais da banda, como setlists de shows escritos a mão por Ron Wood, guitarras desenhadas por Keith Richards e peças de figurinos usados por Mick Jagger on e off stage – com direito a muito glamour e alfaiataria assinada por diversos nomes da moda, como sua ex L’Wren Scott e Alexander McQueen.

A parte fotográfica é um dos destaques. Exhibitionism se transforma num álbum com centenas de fotos coloridas e em preto e branco de bambas como Helmut Newton e Philip Townsend, registrando todas as fases do grupo, principalmente os anos 1960 e 1970. Os momentos atuais também são documentados, mas não há material do show histórico em Cuba – assim como das imagens da famosa fotógrafa de rock Jill Furmanovsky, incluindo um retrato de Charlie Watts que lhe deu o importante Jane Bown Observer Portrait Award, em 1992. Jill foi a Havana clicar os Stones a convite da embaixada britânica. “Antes de eles subirem ao palco, projetei um slideshow a céu aberto com fotos da banda de 1963 até agora, com músicas dos Stones. Foi um tremendo esquenta”, festejou Jill, para quem “é uma vergonha” a Exhibitionism não ter sequer uma foto sua.

Cabe tudo na mostra, menos o bordão It’s only rock n’roll. Afinal, embora preservem sua essência de banda de blues eletrificado da Swinging London (Exhibitionism tem uma reprodução do zoneado apê em que viviam no início), os Stones transcendem a música, mesclando em sua arte cinema, vídeo, design, moda e performance.

Até 4 de setembro :: stonesexhibitionism.com