
A curadora Victoria Broackes
Nessa quarta-feira (29.06) é o segundo dia do evento Rio Moda Discute, que reúne experts para falar sobre… moda! Um dos bate-papos da noite tem o tema “Pesquisa e Curadoria: música e atmosfera em moda” e conta com a participação de Victoria Broackes, do V&A Museum; nossa publisher, Patricia Carta; e o consultor criativo Jackson Araújo.
Antes da conversa, aproveitamos para falar com Victoria, que refletiu um pouco sobre o desafio que os museus enfrentam diante das inovações tecnológicas. “Os museus não estão competindo contra outros museus, estamos competindo contra toda a indústria do entretenimento. Antes, esses espaços eram vistos só como locais de educacão, mas agora as pessoas não estão interessadas em serem apenas educadas, elas querem ser entretidas. Então, somos uma plataforma muito maior.”
Apesar de todas as mudanças, ela se mostra otimista: “Nós podemos abraçar a tecnologia, mas somos focados principalmente nos objetos originais. O que acho legal é que, apesar de todas as novidades, as pessoas continuam ficando super animadas com essas peças. Nós temos materiais audiovisuais fantásticos e eu me preocupava que eles acabassem ofuscando esses itens, mas as pessoas continuam adorando as peças originais, então eu acredito que ainda existe um espaço importante para os museus.” Nós não temos dúvidas.