Foto: Freepik

Foto: Freepik

1. Ele pode proteger contra a diabetes tipo 2
Um estudo de 2014 da Universidade de Harvard descobriu que o aumento do consumo de café reduz o risco de diabetes tipo 2 em 11% dos participantes. No mesmo estudo foi constatado que aqueles que beberam menos café tinham 17% mais chances de desenvolver a doença.

2. Estimula seu metabolismo
O estimulo da cafeína vai muito além do que você pensa! Uma série de estudos têm mostrado que a cafeína aumenta a taxa metabólica entre 3 e 10%, e eleva a queima de gordura em até 29%. Ao ser ingerida antes de um treino, a cafeína também irá impulsionar o seu desempenho, aumentando os níveis de adrenalina no sangue.

3. Pode proteger o seu coração
Embora ainda exista certa polêmica em relação a isso, uma análise feita em Harvard de 36 estudos constatou que o café realmente ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Para isso, seria preciso ingerir entre 3 e 5 xícaras por dia da bebida.

4.Pode te proteger de vários tipos de câncer
Câncer de mama, câncer de pele, câncer de próstata, câncer no cérebro são alguns que tem as chances diminuídas com o consumo da bebida.

5. Pode te proteger da doença de Parkinson
Inúmeros estudos ao longo dos anos têm apontado uma relação inversa entre o consumo de café e o risco de desenvolver a doença de Parkinson. O mais famoso entre esses estudos, feito em 2001, mostrou que o maior beneficio vem de 4-5 xícaras de café por dia – essa quantidade ajuda a reduzir o risco pela metade.

6. Ele pode te ajudar a não ter depressão
Quatro xícaras por dia pode ser o número mágico, pois um estudo de 2011 descobriu que beber essa quantidade de café (ou mais) reduzia o risco de depressão entre as mulheres. Um estudo feito dois anos depois ainda revelou que as pessoas que bebem entre 2 e 4 xícaras por dia tinham metade de probabilidade de cometer suicídio se comparado com aquelas que bebiam pouco ou quase nada.

7. Te deixa mais inteligente
Não, não é sua imaginação: você realmente fica um pouco mais inteligente depois de tomar uma xícara de café na manhã. É que quando a cafeína é absorvida pela corrente sanguínea, ocorre a liberação de vários neurotransmissores como a dopamina. Isso melhora o seu humor, energia, tempo de reação e função geral do cérebro.