
As bolsas que resultaram da parceria – foto: divulgação
Por Luigi Torre
Fashionistas de boa memória devem se lembrar do sucesso estrondoso e repentino da marca de bolsas The Cambridge Satchel. Em questão de meses, a então neolabel se tornou queridinha de celebridades e blogueiras ao redor de todo o mundo. Quase dez anos depois de seu lançamento, a grife britânica de Julie Deane volta a ser notícia com a chegada dos primeiros modelos feitos fora da Inglaterra, numa parceria exclusiva com a Melissa. “São reproduções perfeitas da nossa bolsa Satchel – do tamanho à costura, e mínimos detalhes”, diz Julie em entrevista à Bazaar. “São para você levar do amanhecer ao anoitecer (e muito depois), porque, quando você acha uma bolsa que ama, nunca quer trocá-la.”
Segundo Julie, a colaboração é creditada 100% ao seu diretor de produtos, Scott Simpson. “Ele havia trabalhado para Vivienne Westwood, quando ela desenhou seus primeiros sapatos para a Melissa, e foi o grande responsável por fazer a parceria acontecer.” Não que ela não conhecesse a marca antes disso. “Eles têm uma loja linda, bem na esquina de onde fica a nossa, em Covent Garden, e aqueles sapatos com cheiro de chiclete são icônicos!” Mas a oportunidade serviu para uma imersão mais completa nesse mundo de plástico perfumado. “Quanto mais eu pesquisava sobre eles, mais via paralelos com a The Cambridge Satchel – eles também são uma empresa vegana, têm postura ética ante seus funcionários e parceiros e trabalham com produtos recicláveis – e eu nunca trabalho com pessoas ou empresas que não admiro.”
Fundada em 2008 por Julie e sua mãe, a The Cambridge Satchel nasceu de uma visão simples de sua criadora e da necessidade de encontrar uma nova fonte de renda. “Em 2007, precisei trocar meus filhos de escola, porque minha filha de 8 anos estava sofrendo bullying e não faziam nada a respeito”, conta. A empresa começou, então, com apenas seis exemplares, mas logo se tornou sucesso absoluto, com extraordinária performance no mundo todo e qualidade impecável – todas as peças são produzidas à mão na Inglaterra, seguindo à risca toda uma cartilha ética e sustentável em sua produção. “Por tamanha qualidade e design, não existe bolsa com preço mais razoável no mercado. Elas já foram usadas por celebridades e pela realeza e, mesmo assim, continuam acessíveis – é o que há de mais importante para nós. Queremos que nossas consumidoras tenham produtos autênticos, não cópias.” A nova Melissa Satchel+The Cambridge Satchel mantém a clássica silhueta e o design vintage que conquistou grandes nomes do universo fashion e despertou a paixão de públicos diversos. No Brasil já está à venda na Galeria Melissa, nos Clubes Melissa e na loja virtual.