Priscila Gomide, criadora da Intensify. Me. No alto, a estampa da nova camiseta I LOVE MY VAGINA. Foto: Divulgação

Priscila Gomide, criadora da Intensify. Me. No alto, a estampa da nova camiseta I LOVE MY VAGINA. Foto: Divulgação

Por Camila Garcia

Foi num papo entre amigas que a designer de lingerie Priscila Gomide teve o insight: as mulheres têm vergonha de falar sobre a própria vagina e, para mascarar o tabu, inventam uma infinidade de apelidos para a dita cuja.“As pessoas acham o nome agressivo, sentem vergonha, não tem de ficar camuflando. Minha avó chamava a sua de Joaquina”, conta a dona da Intensify.Me.“Descobri que muitas mulheres têm traumas por achar suas vaginas feias, mas, como não se fala no assunto, passam a vida inteira sem ter uma relação saudável com o próprio corpo.” Priscila quer acabar com o tabu e encabeça uma campanha para colocar a VAGINA,com todas as letras, no centro da discussão. Para isso, ela lança este mês o SpicyVagina, um aroma à base de figo, nozes e pimenta-do-reino – e pouco álcool –, feito pela perfumista Leonora Rocha Lima.A ideia é que a fragrância seja usada pelas mulheres para perfumar as lingeries e,sim,também o corpo.

“Ao encomendar o perfume à Leonora,pedi uma essência que tivesse frutas que lembrassem fisicamente uma vagina, mas que não fosse doce e, sim, cítrica e macia, com notas de semente ou amêndoas para lembrar a pele e o cheiro da vagina”, explica. “Falar sobre a vagina virou uma bandeira para mim. Fala-se tanto da mulher empoderada, mas esse é o maior empoderamento: se conhecer, se gostar, se aceitar.As pessoas precisam parar com esse preconceito.A não ser que você esteja com algum problema, vagina não tem cheiro ruim, não pode ser um incômodo. O nome do perfume é tão ácido quanto a nossa intenção. Por que o nome vagina não pode ser sofisticado?” A comunicação visual da sua Intensify.Me, marca especializada no middlewear (as peças têm perfume vintage, mas com modelagens completamente atuais), reforça a campanha. As sacolinhas agora têm desenhos em aquarela feitos pela própria Priscila, como Feel Frida[m], bocas, I LOVE MY VAGINA (para aquelas que só compram calcinhas) ou ilustrações minimalistas de mulheres. Priscila Gomide, criadora da Intensify. Me. No alto, a estampa da nova camiseta I LOVE MY VAGINA Este mês, a marca lança também três camisetas-manifesto: a I Love My Vagina (como você vê acima), a Free Nipples e a Musa/Artista, tema da nova coleção. Em um primeiro momento, o perfume será um mimo para as clientes que comprarem peças via e-commerce, mas a ideia é que, em breve, ele seja vendido no ateliê da Intensify. Me, em Pinheiros, São Paulo. Questionadora, Priscila quer que o movimento extrapole os limites da sua marca. Cita O Segundo Sexo, clássico de Simone de Beauvoir, para dar peso à questão. “A vagina não é a única condição de ser mulher. Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” Bazaar apoia o movimento.