
Foto: Harper’s Bazaar Uk
O óleo de coco se tornou o grande queridinho das celebs quando o assunto é beleza. Extraído do coco, seu óleo ganhou fama por ter fatores benéficos para a saúde não só do organismo, mas da pele, cabelo e também por se tornar um grande aliado na rotina de quem deseja perder peso.

Foto: Harper’s Bazaar USA
Há dois tipos de óleo de coco: o refinado e o extravirgem. O primeiro é elaborado a partir do coco seco, já o segundo é feito com coco fresco. Rico em diferentes tipos de gorduras saturadas, o alimento também vem sendo bastante questionado por sua eficácia.
Por isso, convidamos o endocrinologista Jorge Jamili para desvendar os mitos e verdades sobre a iguaria. Confira!
Óleo de coco emagrece
Mito: O óleo de coco ajuda a acelerar o metabolismo por conter ácido láurico, que faz as células trabalharem de forma acelerada, evitando o acúmulo de gordura localizada, favorecendo a perda de peso. Porém, ele não age sozinho, é preciso que tenha uma mudança na alimentação e que seja aliada à exercícios físicos.
Óleo de coco ajuda na saciedade
Verdade: Consumir óleo de coco logo pela manhã pode aumentar a sensação de saciedade, que é a melhor amiga de quem quer perder peso. Se aliado ao consumo de peixes, oleaginosas, grãos e azeite, tem seu efeito potencializado e atua com grande eficácia no organismo.
É aliado da beleza
Verdade: Pode ser usado na pele, melhorando sua elasticidade, além disso, seus antioxidantes ajudam no combate de radicais livres e nos cabelos, aumentando a hidratação, brilho e maciez.
Ajuda a aliviar a prisão de ventre
Verdade: Alimentos que possuem gorduras boas auxiliam na digestão porque se misturam com o bolo alimentar e as fezes, e assim facilita a passagem pelo sistema digestivo, aliviando o sistema de prisão de ventre.
Faz mal para a digestão
Mito: O óleo de coco tem ação de ajudar nas complicações no trato digestivo para quem sofre de ingestão e prisão de ventre, se adicionado na dieta. Ele atua na eliminação das bactérias prejudiciais ao sistema digestivo e ainda auxilia na absorção de nutrientes.