A poucos dias do Carnaval, a gente só pensa em se divertir, cair na folia e se esbaldar em blocos, festas e desfiles como se não houvesse amanhã, não é mesmo? Mas você sabe como se preparar e quais cuidados tomar para aguentar a maratona dos quatro dias brincando sem parar?
Saiba que seguir algumas regrinhas básicas de alimentação e de hidratação durante estes dias fazem toda a diferença. Afinal, ninguém quer abandonar a festa antes do final porque não se cuidou para manter a energia e o alto astral lá em cima.
A nutricionista Fernanda Freire alerta que o primeiro ponto de atenção é a hidratação, pois além de estarmos fora de casa, onde são maiores a chances de esquecermos de nos hidratar, o consumo de álcool e as altas temperaturas do verão exigem maior consumo de líquidos, principalmente a água.
Leia também: Dicas para se preparar e aguentar os 4 dias de carnaval
Quanto mais altas as temperaturas, maior é a demanda do nosso corpo por água, pois ela é utilizada para manter nosso organismo numa temperatura adequada para seu bom funcionamento. É possível observar a utilização de água pelo nosso corpo através do suor, quanto mais suamos, maior está sendo o gasto para controlar nossa temperatura.
Por isso, é importante estar atenta a alguns sinais que indicam desidratação. Dor de cabeça, cansaço, boca seca, enjoo e distúrbios intestinais são sintomas característicos da desidratação. Para evitá-los, lembre-se de ingerir no mínimo 2 litros de líquido por dia, podendo variar entre água, água de coco e sucos naturais.
Também não se deve sair de casa em jejum, pois a alta demanda energética e o consumo de álcool podem levar a quadros de hipoglicemia, que é caracterizado por um baixo nível de glicose no sangue, e em situações extremas pode levar à perda de consciência e crises convulsivas.
Antes de cair na folia faça um bom desjejum, incluindo boas fontes de proteína (ovo, tempeh, quinoa, semente de girassol), frutas e carboidratos complexos (pães e torradas integrais, aipim, inhame, batata doce) para que haja um bom controle da glicemia até a próxima refeição.
Fernanda Freire alerta que substituir as grandes refeições (almoço e jantar) por fast food é uma opção errada. É que além de serem extremamente calóricos, normalmente são ricos em gordura saturada, conservantes e carboidratos simples. São pobres em vitaminas, minerais e fibras, além de serem de difícil digestibilidade.
Tudo ao contrário do que precisamos para termos energia suficiente e disposição para continuarmos curtindo a folia. Opte por alimentos de verdade, incluindo saladas, carnes brancas (frango ou peixe) e carboidratos complexos (arroz integral, macarrão integral e os tubérculos citados anteriormente – aipim, inhame, batata doce), além das leguminosas que são ótimas fontes de proteínas, vitaminas, minerais e fibras, como os feijão, lentilha e grão de bico.
Improvise uma merendinha light para levar para a folia. Prepare um mix de castanhas e frutas para consumir como lanches intermediários nos intervalos das grandes refeições. Fazendo isso, você diminui o risco de flutuações de níveis sanguíneos de glicose, insulina e colesterol.
Seguindo essas dicas você estará pronto para aproveitar com muita energia os 4 dias de folia! Bom Carnaval!



