Após longos meses com altas temperaturas, o outono chega para dar equilíbrio, deixando os dias mais amenos e as temperaturas mais baixas. Durante a estação, é hora de se atentar aos cuidados com a pele, pois, diferentemente do calor, a derme do rosto pode sofrer com as mudanças de temperatura e ficar um pouco mais ressecada. Além dos cuidados com a hidratação, a estação é uma ótima aliada dos tratamentos de beleza, já que os raios solares estão mais fracos e a exposição ao sol é menos frequente.

Foto: Divulgação Maybelline

Gigi Hadid – Foto: Divulgação Maybelline

Listando alguns componentes que auxiliam no tratamento da pele e da beleza, a biomédica esteta especializada em estética avançada em Harvard, Monica Batista, apresenta quatro dicas para ter uma pele ainda mais saudável e bonita no outono. Anote:

Chá verde

Produtos e bebidas a base de chá verde têm substâncias calmantes que ajudam na prevenção de acne, além de reduzir inflamações e deixar a pele com aparência mais jovem por mais tempo. “Os flavonoides presentes nos cosméticos e no chá reduzem efeitos adversos na pele provocados pela exposição solar e também pelas baixas temperaturas. É capaz de hidratar a pele, dar firmeza e elasticidade, melhorando o aporte sanguíneo e facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para a pele”, explica Monica Batista.

 

Água de Arroz

A água de arroz é rica ácido kojico e, se utilizada a longo prazo, deixa a pele com aspecto mais claro. Misture a água de arroz com aveia e linhaça, elaborando um mix que tem poder hidratante. “O ácido kojico da água do arroz clareia a pele. Já a aveia tem propriedades emolientes e calmantes e a linhaça possui efeito antioxidante, prevenindo radicais livres”, revela a biomédica.

 

Ácido Hialurônico

Você já deve ter ouvido ou lido esse nome quando o assunto é beleza: o ácido hialurônico é uma molécula de açúcar presente no organismo que atrai a água e pode atuar como lubrificante. Na pele humana, ele preenche o espaço entre as células, as mantendo lisas, elásticas e bem hidratadas. “Com o passar do tempo, sua produção vai diminuindo, por isso há diversos tratamentos que usam o ácido. Encontramos esse ativo também em diversos cosméticos para a pele”, indica Monica Batista.

 

Extrato de Romã

Há evidencias científicas de que a ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa da romã ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o câncer de mama. Na pele a romã é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e a flacidez cutânea, perda da elasticidade, rugas e manchas. Também aumenta o fator de proteção do filtro solar que é aplicado na pele.

“O ácido elágico contido na fruta potencializa os níveis de glutationa, antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células da ação dos raios solares, fonte de radicais livres. Além disso, inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas de sol. Para combater a acne, seu uso pode ser tópico. O extrato tem uma ação antibacteriana tão efetiva quanto às pomadas antibióticas. Além disso, serve para hidratar o cabelo”, ressalta a especialista.

 

Mas não se esqueça: limpar, tonificar, esfoliar e proteger a pele com protetor solar fator 30 são requisitos básicos que nunca devem ser deixados de lado na sua rotina de beauté. “O ideal é aliar novos produtos com os tratamentos essenciais para os cuidados da derme”, finaliza a biomédica.

 

Serviço:

Dra Monica Batista  | Estética Avançada