
Um clássico sanduiches do chá da tarde, com a trindade sagrada de salmão defumado, pepino e salada de ovos – Foto: Divulgação
Por Roberta Lowndes
Adoro essa tendência no formato de apresentar os sanduíches em que o protagonista é o recheio – e não o pão. Naked sandwich, adotei o nome dos famosos naked cakes, bolos despidos da cobertura, onde se vê todas as delícias dos recheios.
O pão é sempre uma vedete em um sanduíche, mas imbatível a riqueza das cores e a suculência das carnes, o queijo derretido, o dip do molho, o contraste clássico do verde da alface com vermelho do tomate à mostra.
Prestei atenção pela primeira vez no “naked sands” quando comi um “Katso Sando” no Tan Tan Noodle Bar, em São Paulo. Um simples pão de forma que vira um show quando recheado de uma macia barriga de porco à milanesa servido naked ou seja, cortado ao meio com recheio à mostra.
Ele me fez lembrar do clássico de todos os clássicos, o Club Sandwich, que desde sempre veio cortado em deliciosos triângulos coloridos. E, buscando nas minhas origens inglesas, vem também a referência dos delicados sanduíches do chá da tarde, a trindade sagrada de salmão defumado, pepino e salada de ovos.
Por falar em salada de ovos, no Tropics Juice Bar, também em São Paulo comi um “naked sand” de atum com ovo orgânico que estava divino.
Quando você começa a reparar, vai se encantando com as referências coloridas. É de deixar com água na boca na melhor referência de comer com os olhos, nus! Divinamente coloridos sem vergonha de mostrar o que tem de melhor para ser devorado. Adoro!
Izakaya Matsu: avenida Pedroso de Morais, 403, Pinheiros, São Paulo
Tropics Juice Bar: rua dos Pinheiros, 248a, Pinheiros, São Paulo
Tan Tan Noodle Bar: rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, São Paulo