Por Lígia Krás
É impressionante o ritmo no qual o mercado de consumo tem girado: espaços físicos têm fechado, outros digitais ganham ares mais palpáveis com pop up stores, lojas compartilhadas conquistam seu espaço, e as que já tinham alguma estabilidade, começam a trabalhar como plataforma multimídia de conteúdo em suas diversas formas.
O Mercado Poucas e Boas, idealizado por Cinara Carvalho, seguiu essa tendência: fundado em junho 2017 como uma feirinha, após a experiência da empresária com sua marca de roupas, e um ano depois, decidiu transformar o projeto em loja colaborativa.
Em 2019, Cinara assumiu o espaço inteiro, e o segundo andar, antes ocupado por escritórios de coworking, se tornou ponto de eventos, como o MPB Talks, cuja estreia aconteceu em outubro, com o tema de “Empreendedorismo Feminino”, no melhor estilo dos encontros e palestras TEDx.
Nesta quinta-feira (21.11), a segunda edição leva à loja experts para discutir “Design Sustentável e Consumo Consciente”. A própria Cinara, que faz a curadoria das marcas vendidas no espaço (todas de criadores autorais, entre objetos de moda, decoração, cerâmica, entre outros segmentos), é quem fica responsável pela escolha dos palestrantes convidados.
Dessa vez, estarão presentes Mariana Villaça, nome por trás da plataforma de conteúdo online Muda Moda e da agência de inovação UN Moda Sustentável; Palloma Renny, da marca de calçados manuais Palomita, que tem como foco o desenvolvimento sustentável através de materiais biodegradáveis, orgânicos e naturais; Luci Hidaka, design da Hidaka Upcycling de roupas confeccionadas a partir de peças em desuso, de forma sustentável e sem gênero; e Julia Codogno, do blog Ma Belle Vitrine sobre sustentabilidade.
O tema, vale salientar, não é total desconhecido à idealizadora. Com trajetória curiosa, a carioca (radicada em São Paulo) Cinara se formou em Farmácia-Bioquímica, com Mestrado em Boas Práticas de Distribuição de Produtos de Saúde. Trabalhou com processos de inovação e inovação aberta na Natura, e sempre teve a curiosidade de empreender. Entre vários cursos de cultura maker e coolhunting, participou de algumas inciativas e start ups sobre sustentabilidade, e parcerias público-privadas para ocupação da cidade. Em 2016, quando saiu da Natura, já criava luminárias de garrafa, de concreto, de tela, além de acessórios, blusas e kimonos. Nesse meio tempo, foi plantada a primeira semente do Mercado Poucas e Boas.
“A escolha de aprender tudo ‘on the job’ também não foi fácil, mas muito engrandecedora. Certamente me tornei uma pessoa mais resiliente, mais confiante, mais paciente por causa deste processo”, conta a empresária. “Hoje, com aproximadamente 30 marcas participantes na loja e todas as pessoas por detrás das mesmas, continuo aprendendo com suas histórias, personalidades, processos criativos e tudo mais. Ainda encantada com tudo que está acontecendo e o que está por vir”.
O resultado do MPB Talks da próxima quinta-feira, claro, ainda não sabemos, mas já dá para supor que os ouvintes sairão de lá tendo em mente outra reflexão e repensando novas formas de consumo. Bazaar indica!
MPB Talks
Onde: Mercado Poucas e Boas – Travessa Alonso, 15 – Jardim das Bandeiras, São Paulo (no Beco do Batman)
Quando: Quinta-feira (21 de novembro), das 19h às 22h
Entrada gratuita
Instagram: @mpb.colab