Para o verão 2022 da Alexander McQueen, Sarah Burton mudou o foco do seu olhar das belezas da natureza pelas belezas do céu. “Sou interessada em mergulhar no ambiente em que vivemos e trabalhamos, em Londres e nos elementos que vivenciamos a cada dia. Passamos da água – e da lama das margens do Tâmisa – para o céu e a magnificência sempre mutável e abrangente que isso representa”, escreveu a designer sobre a apresentação que aconteceu nesta terça-feira (12.10).
As estampas, as cores e formas da coleção foram inspiradas em fotografias que o time da Alexander McQueen tirou do céu, do rooftop do estúdio da marca. A equipe documentou as mudanças de cor e formato das nuvens, de dias mais claros a momentos mais nublados. E foi a partir desse exercício que Sarah passou a enxergar a mulher da McQueen como uma caçadora de tempestades, ou seja, uma consumidora com um senso de mistério e entusiasmo e que abraça a ideia de que nunca temos certeza do que vai acontecer no futuro.
Apesar de ter adotado o conceito de abrir mão do que é extremamente complicado e abraçado a praticidade durante o isolamento social, a marca não deixou de lado sua alfaiataria e silhueta impecáveis – mas Sarah entendeu que as roupas também existem em um contexto fora das semanas de moda.
Por isso, vestidos míni e mídi com botas, trench coats com mangas volumosas e peças mais elaboradas andam lado a lado de peças em jeans, moletom e tênis. Veja dez coisas que amamos da nova coleção da Alexander McQueen:
As estampas
Com uma coleção inspirada no céu, as estampas de nuvens não poderiam ficar de fora. Vestidos ganharam padrões e cores inspirados em fotos feitas pela equipe da Alexander McQueen e se tornaram as peças mais poderosas da coleção.
As mangas
As nuvens também inspiram as mangas, com formatos inusitados e que não se repetem ao longo da coleção.
As silhuetas
As silhuetas impecáveis é uma das características mais fortes do DNA da Alexander McQueen.
O contraste
Peças em tule dão leveza à força de peças em couro ou com silhuetas mais duras.
O couro
O toque rocker, eternizado pelo criador da marca, não poderia ficar de fora da coleção – e ganha ainda mais força com as peças em couro.
O jeans
O uso do jeans no verão 2022 reforça a vontade de Sarah Burton de não abrir mão da casualidade adotada no isolamento social.
A alfaiataria
Impossível não se apaixonar pela alfaiataria impecável da marca.
As aplicações
Vestidos e casacos ganham bordados e aplicações em cristais.
A chuva
Franjas criadas com um material metálico azul lembram o movimento da chuva.
O vestido
A Bazaar ama o vestido que resume com perfeição o DNA da marca.