A arte abstrata surge com o objetivo de reproduzir elementos de forma desconexa à realidade. Dessa forma, na moda, as peças definidas como abstratas podem apresentar-se por uma estampa diferente ou cortes assimétricos. Aos criativos no que se refere à moda e pessoas que apostam em looks mais originais, a moda abstrata pode representar muito bem essas personalidades.
Diante da diversidade apresentada por peças abstratas, é importante formar combinações únicas e valorizantes em cada look. Você pode optar por brincar com um mix de estampas coloridas ou preferir opções mais neutras, com cortes mais assimétricos; não importa, desde que faça parte do seu estilo e valorize seus gostos pessoais.
O diferencial da moda abstrata é que ela não tem regras muito definitivas. É possível incluí-la em qualquer tipo de peça, como blusas e camisas, vestidos e saias, calças e bermudas, além dos acessórios e sapatos – que facilitam para quem deseja incorporar aos looks estampas abstratas de forma mais sutil.
É possível iniciar o investimento em peças mais discretas, como acessórios, bolsas, sapatos, terceiras peças e cintos. Ou ainda combinar uma calça de alfaiataria em estampa abstrata com camisetas personalizadas. A peça pode quebrar a seriedade de um look mais formal ou torná-lo mais despojado, a depender da composição escolhida para cada momento.
O tie dye é uma das estampas que voltou a ser tendência nos últimos anos. A arte foi popularizada em países como Peru, Japão, Índia, China e no continente africano, além de muito antes da aparição dos hippies na Europa e na América, entre os anos 60 e 70. A padronagem ganhou forças com a ascensão do TikTok durante a pandemia e a facilidade de customização das peças.
Outra opção de sucesso entre as artes abstratas são as padronagens geométricas. Elas são caracterizadas pela presença de formas geométricas bem definidas, tais como triângulos, retângulos, quadrados, entre outras. Nos anos 60, foi popularizada junto do movimento feminista, que buscava equidade de gênero entre homens e mulheres.
A promessa é de que as estampas abstratas, apesar de serem atemporais, estejam em alta já nas próximas estações. Caso já esteja acostumado com estampas marcantes e vibrantes, invista em peças coloridas – melhor ainda se forem conjuntos. No caso de pessoas mais discretas, o ideal é procurar recortes despojados, acessórios e cores neutras, ou até uma peça abstrata e colorida, em conjunto com outras peças neutras.