Eduardo Caires apresenta linha de upcycling

Foto: Paulo Troya/Divulgação

Os acessórios brilhantes de Eduardo Caires conquistaram celebridades e fashionistas brasileiras e o motivo é claro: o glamour e maximalismo das peças em strass criadas pelo designer. Agora a marca se joga em uma nova aventura: uma linha de upcycling, técnica que ressignifica roupas e materiais, prolongando seu ciclo de vida e evitando seu descarte.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A coleção remonta ao início da marca, já que a primeira peça feita por Caires foi uma jaqueta customizada. Durante três anos, o designer garimpou peças vintage pelo mundo, criando modelos novos e únicos, que estarão disponíveis para venda a partir da primeira quinzena de julho.

Eduardo Caires apresenta linha de upcycling

Foto: Paulo Troya/Divulgação

“A maioria das peças tem uma pegada anos 1980, quase 90% delas são de couro legítimo, também tem muita alfaiataria. Para esta campanha, quis trazer como modelo principal a Marina Dias, que é um grande ícone da cena cluber underground de São Paulo, foi uma das primeiras modelos tatuadas. Quando eu era adolescente, já acompanhava o trabalho dela e me despertava muita vontade de trabalhar com moda, gosto da estética agressiva e, ao mesmo tempo, superfeminina que a Marina tem”, conta Eduardo Caires.

Ao todo, a linha conta com 20 peças exclusivas, de tamanho único – ou seja, a pessoa que comprar será a única a ter o modelo. Intensificando o cuidado sustentável do upcycling, a maioria dos modelos foram customizados com reciclagem de materiais.

“Tem um blazer que customizei inteiro com brincos de protótipos que fiz durante dois anos. Tive essa preocupação de usar matérias-primas que poderiam ser descartadas, mas que guardei para montar um acervo e fazer o projeto acontecer. Quero trazer essa mensagem de upcycling com esse viés de ressignificar uma peça e fazer o ciclo de vida dela ser mais durável”, finaliza o designer.