Por Carolina Andraus
Uma grande exposição de arte ao ar livre, de esculturas de onças-pintadas coloridas por artistas, na cidade de Nova York serve como um convite para descobrir o poder, a resistência e a beleza únicas desse animal, símbolo das florestas do continente americano. O objetivo desse projeto é mostrar toda a beleza desse animal majestoso, e despertar um movimento em prol da conservação da espécie e de seu habitat.
Organizações Mundiais de Conservação se uniram para lançar este manifesto em prol do maior felino das Américas com a Jaguar Parade NYC 2022, uma exposição de arte ao ar livre com quarenta esculturas de onças desenhadas por artistas globais que tomará as ruas da cidade de Nova York até 5 de outubro para reunir as partes interessadas e divulgar uma mensagem urgente: é hora de agir.
“Devemos transformar nossa relação com a natureza para reverter o declínio das onças e outras espécies que estamos perdendo rapidamente. Nunca houve um momento mais urgente para investir em abordagens bioculturais e também restaurar nossos ecossistemas para conservar as onças do que agora”, disse Ligia Noronha, secretária-geral adjunta da ONU e chefe do escritório do Pnuma em Nova York.
Conservar as onças significa conservar florestas tropicais, áreas úmidas e outros ambientes que são cruciais para o bem-estar do homem e de inúmeras outras espécies. As ações que tomamos agora beneficiarão as gerações vindouras.
As onças atualmente habitam 18 países da América Latina, do México à Argentina. Embora seu alcance atual seja amplo, as onças foram erradicadas de quase metade de suas terras históricas. O jaguar está listado como “quase ameaçado” na Lista Vermelha de Espécies.
A arte pode ter um efeito profundo na maneira como vemos o mundo ao nosso redor, e essa interseção de arte e conservação ajudará as onças a proclamarem sua mensagem de esperança e conservação da vida selvagem, ressaltando seu papel vital como espécie-chave. A cidade de Nova York pode não ser o habitat natural da onça-pintada, mas o maior felino das Américas é um símbolo icônico dos mesmos atributos que a cidade norte-americana representa: força, beleza, liberdade e resiliência.
Cada escultura da Jaguar Parade incluirá descrições em braille e sinais impressos, permitindo experiências sensoriais ricas e conexões significativas. As esculturas de onças-pintadas serão exibidas no Zoológico do Central Park, Tavern on the Green, UN Plaza, Times Square e outros lugares emblemáticos da cidade.
“Na cidade que nunca dorme, podemos criar o maior rugido pela natureza e alcançar milhões de pessoas que vivem em Nova York e milhões mais de todo o mundo para inspirar um movimento coletivo proposital”, disseram Giovane Pasa e Carol Barreto fundadores da Artéria.global.
A Jaguar Parade NYC 2022 é apoiada por organizações que incluem United Nations Environment (Unep), United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC), Wildlife Conservation Society (WCS), Panthera, World Wildlife Fund (WWF) e Lion’s Compartilhe, em um esforço coordenado para arrecadar fundos e conscientizar sobre a necessidade urgente de conservar as onças e seus habitats. Durante a exposição, em Nova York, as esculturas estarão à venda de 23 de setembro a 7 de outubro por meio de leilão online, 100% da receita líquida será doada para salvar onças.
Visite a Jaguar Parade NYC 2022 e descubra onde quarenta onças estarão rugindo na cidade de Nova York em setembro.
Exposição Pública nas Ruas e Parques de Nova York
Até 5 de outubro.
@jaguarparade.global
@carolina.andraus é formada pela FGV, ex-mercado financeiro, empreendedora, desenvolveu e vendeu diversas empresas no mercado imobiliário. Globetrotter e cidadã do mundo, já morou em Londres, Paris, Nova Iorque, Boston, Istambul e Frankfurt. Recentemente voltou a estudar na Harvard Business School e passou a escrever sobre mulheres inspiradoras, comportamento, e viagens.