Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Por Camila Salek

Toda vez que inicio o planejamento estratégico de uma fase tão importante do varejo como o final de ano, meu time Vimer se debruça sobre análises de comportamento de consumo para a construção de estratégias no varejo. É muito importante estudar as tendências e movimentos atuais do mundo que impactam na vida e na escolha das pessoas, que são consumidores finais de marcas e serviços.

Nesta coluna, vou listar três movimentos que representam grandes pilares de consumo:

Consciência

Cada um de nós tem, cada vez mais, um acesso fácil e rápido a informação. Tudo o que queremos saber está a um Google de distância, mas muitas vezes a gente nem precisa desse Google, a informação quase que cai no nosso colo através das redes sociais. Existe um efeito desafiador neste processo, que é o excesso tóxico de informações, mas também existe um fato que é a ampliação da nossa consciência. A medida em que entendemos mais sobre o mundo ao nosso redor, questionamos mais as marcas e consumimos de forma mais inteligente.

O consumidor hoje busca entender a origem dos produtos, suas funcionalidades e benefícios. Entender de que forma esse produto representa e respeita quem eu sou, a minha comunidade. Outro fator bem importante é ter a certeza de que o produto respeita também o meu bolso. E aqui, mesmo com o cenário de crise financeira, inflação e baixo poder de compra, não estamos falando de pagar menos, mas pagar melhor. Um produto mais caro, pode sim refletir uma compra mais consciente, humana e sustentável do ponto de vista ambiental, social e também econômico.

Como consumidores, somos cada vez mais críticos com o que consumimos. Como marcas, precisamos ter uma conversa muito próxima e transparente, para antecipar tudo o que o consumidor quer saber. Assim, explorar diferentes formas de dialogar com o consumidor dentro de loja ou em canais sociais, seja através de comunicação, curadorias ou experiência, é um ótimo caminho!

Bem-estar

Um dos maiores mercados globais atualmente gira em torno do bem-estar e este também é um fator relacionado ao tópico anterior de consciência. Nos conscientizamos muito do valor da saúde e da vida em todas as suas formas, inclusive no respeito ao meio ambiente e cada vez mais encontramos respostas na busca pelo bem-estar. Isso só cresce diante do aumento de índices como o de ansiedade, de depressão e burnout.

A oportunidade aqui é ajudar o consumidor que está nessa busca e existem várias formas de comunicação e oferta de produtos e serviços para isso em diferentes segmentos. Desde um processo de ajudar o consumidor a se conhecer melhor para entender o que é importante para si, até práticas que tragam bons sentimentos de missão cumprida, fazer e promover o bem, pertencer e se conectar com causas e crenças, alegria, inspiração, relaxamento, diversão, e assim por diante.

Experiência

Aqui esbarramos muito no que chamamos de pensamento digital. Precisamos entender de uma vez por todas que muitos dos nossos comportamentos estão refletindo a influência da tecnologia cada vez mais presente nas nossas vidas. Portanto, toda conveniência, agilidade, autonomia, interatividade e entretenimento que a gente conquistou através de experiências digitais, se tornaram premissas básicas no relacionamento com uma marca e a gente precisa se atentar muito a isso para responder essa demanda do consumidor.

Pense na integração dos canais de vendas online e offline para oferecer uma jornada mais completa ou para criar experiências de consumo no metaverso ou ainda, trazer tecnologias para dentro da loja para uma ativação interativa. A tecnologia também é um recurso muito importante para a captura de dados, que nos permite a construção de bons relacionamentos, por exemplo, estabelecendo contatos e vendas mais assertivas, respeitando o tempo e as necessidades de cada consumidor. Mas nem toda experiência depende de tecnologia. Nós podemos, por exemplo, criar ativações super estimulantes, interativas e focadas em entretenimento dentro de loja sem o uso de tecnologia ou com o uso de tecnologias super acessíveis e de fácil implementação.

Depois de entender movimentos de consumo como os que destaquei acima, começam a surgir insights de quais são os potenciais produtos, serviços e diálogos que vão engajar o consumidor dentro da construção da jornada no varejo neste final de ano. Vou trazer alguns exemplos simples para facilitar, chamo isso de diálogos potenciais.

Em um restaurante, temos a oportunidade de criar ofertas bacanas para abrigar os encontros, as confraternizações e as celebrações de amigo secreto neste final de ano. Pacotes especiais, ofertas com benefícios que garantam a percepção de um consumo mais inteligente para o consumidor, tudo isso pode ser pensado. E ainda, entendendo o foco em consciência e bem-estar, talvez seja importante avaliar a oferta de alternativas saudáveis, vegetarianas e veganas no menu.

No campo da moda, da estética e da beleza, além da atenção para saúde, o bem-estar e o autocuidado, também podemos agregar muito valor com narrativas em torno de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e ainda, ajudar o consumidor a encontrar sua melhor versão, despertar sua vaidade e se preparar para caprichar nas festas!

São várias as possibilidades dentro de todos os segmentos. Cada marca que atua no varejo deve cuidar deste levantamento de oportunidades, já pensando em como comunicar e apresentar as ofertas para o consumidor. Se você quiser continuar esta conversa, terei vídeos diários esta semana no meu perfil Instagram, com várias dicas voltadas ao final de ano no varejo. Vale a pena conferir!

@camilasalek – Sócia-fundadora da Vimer Experience Merchandising integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do programa “Winning Women Brasil” da Ernst Young e colunista da Harper’s Bazaar Brasil. Referência em varejo e visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área, através da implementação de projetos inovadores e compartilhamento de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.