O que é felicidade para você? Para Rafa Kalimann, o conceito está relacionado à forma como ela se relaciona consigo mesma. “Está ligada a poder ser quem quero ser e de me expressar”, explica a influenciadora que, nos últimos anos, também abraçou os títulos de atriz, empresária e apresentadora. Em uma análise mais detalhada, ela não deixa de fora de sua lista a sua família, as pessoas que ama, lembranças boas e situações que deixam saudades antes mesmo de acabar.
Neste ano, Rafa acrescentou mais uma memória aos momentos que a acompanham: uma viagem à capital francesa, a convite de Lancôme, para celebrar a felicidade com La Vie est Belle. “Anos atrás, fui para Paris e lembro de ver algumas pessoas fazendo uma campanha nas ruas. Veio em mim o desejo de poder ser fotografada em um dos lugares mais lindos do mundo. Quando recebi o convite da Lancôme, com uma fragrância que surgiu naquele lugar, foi um presente muito grande. Lembro da sensação que senti ali, das pessoas ao meu redor, do clima, do cheiro, do ambiente. Isso vai ficar para sempre na minha memória”, conta Rafa em entrevista à Bazaar.
La Vie est Belle já nasceu, em 2012, com este objetivo de levar felicidade por meio de uma fragrância floriental gourmand. Como seu nome diz (“A vida é bela”, em francês), ela é um manifesto para a busca do caminho para felicidade e autorrealização. Com Julia Roberts como embaixadora, a fragrância foi desenvolvida por Anne Flipo, Olivier Polge e Ropion Dominique, com uma composição elegante e notas de patchouli. Flores de laranjeira, íris e jasmim integram a lista de ingredientes naturais, selecionados entre as matérias-primas mais nobres da perfumaria.
O perfume conta com um frasco que traduz a mulher empoderada e feliz. Resultado de um projeto iniciado em 1949, por Armand Petitjean, fundador da Lancôme, em parceria com George Delhomme, diretor artístico da marca, a embalagem captura a essência da felicidade, com um sorriso cortado em vidro que ganha o nome de “O sorriso de cristal”. La Vie est Belle é finalizado com uma fita de organza perolada, amarrada entre o corpo e a tampa do frasco. Não à toa, se tornou a fragrância de luxo mais vendida do Brasil.
Em 2022, a Lâncome realizou, em parceria com a Ipsos, a pesquisa “Global Happiness”. O estudo feito em 30 países apontou que os brasileiros estão menos felizes agora do que há 10 anos, com o índice de felicidade caindo de 81% para 63%. Inspirada nesses dados, a marca apresentou uma nova campanha de La Vie est Belle, com o mantra “A vida é o que você faz dela. Faça-a mais bela agora”.
“O que faz a minha vida bela é quando paro e a contemplo. Isso pode acontecer agora, dentro de um aeroporto enquanto respondo essas perguntas em uma matéria especial para mim. Pode ser no meu destino final ou na despedida de quando saí de casa. Pode ser uma música que ouvi ou o jeito que dormi. O principal é como contemplamos a vida bela”, relaciona a influenciadora ao analisar o lema de La Vie est Belle.
A busca pela felicidade
Não é apenas em sua vida pessoal que Rafa enxerga o leque de momentos felizes. Para ela, a forma como sua carreira foi gradativamente evoluindo é algo a se admirar. Mas conciliar vida pessoal e profissional não é tarefa fácil, por isso, a empresária não ignora a importância de cuidar de sua saúde mental. “Não abro mão de terapia. Pode ser uma semana muito agitada, sempre separo pelo menos uma hora para entrar na terapia. Além disso, no dia a dia, música me traz muita felicidade, me anima e tira o estresse”, divide.
Quando fala de bem-estar, Rafa Kalimann não deixa de citar sua família, que, além de lhe apoiar, também trabalha ao seu lado. “Eles me fortalecem no lugar de escuta, de me enxergarem como a Rafa em essência e de não passar a mão na minha cabeça quando preciso ouvir uma crítica. É importante que tenhamos pessoas que podemos confiar e que te vem muito além de como a sociedade te vê”, conta.
Rafa afirma que não sabe quem seria sem uma parcela fundamental de sua trajetória: seus projetos sociais. Há dez anos, ela contribui com os trabalhos humanitários realizados pela ONG Missão África, que tem o objetivo de levar assistência médica, alimentação, acesso à educação e apoio psicológico para Moçambique. Além disso, a influenciadora também realiza ações em parceria com o SOS Pantanal, que que luta pela preservação do bioma brasileiro, e participou do Ato pela Terra, em Brasília, discursando sobre a proteção do meio ambiente.
Um passo importante para se manter conectada consigo mesma foi entender que não precisava expor tudo em suas redes sociais. Rafa conta que, atualmente, se blinda mais e compartilha apenas aquilo que sente desejo de mostrar. “Vi que precisava ficar um pouco mais contida, porque estava dando espaço para que outras pessoas dessem suas opiniões, que nem sempre são benéficas. Não gosto de falar que não absorvo nada. Para ninguém é assim, como seres humanos, sentimos o abalo em algum lugar. Percebi que deixei de fazer muitas coisas por insegurança”, conta.
As fragrâncias também estão relacionadas a um cuidado íntimo e pessoal. Rafa lembra que aprendeu com sua avó a valorizar os cheiros – uma memória que é sempre resgatada em seu imaginário quando sente um aroma semelhante com o perfume da avó. Outro momento específico marcou a vida de Rafa, quando, aos 11 anos, ganhou seu primeiro concurso e, como prêmio, seu primeiro perfume. “Lembro de não identificar se minha maior felicidade estava em ganhar o concurso ou o perfume, de tanto que representava ter um aroma só meu. Sou movida a aromas. O cheiro do meu sabonete, o difusor que fica no meu quarto, passar perfume para dormir. É um agrado que me dou”, conta.
Os próximos passos
A felicidade também está muito associada a evoluir. Depois de um ano com projetos que lhe deixaram muito realizada, Rafa Kalimann afirma que não sente a necessidade de se rotular em apenas uma função dentro da comunicação. Aberta para novas aventuras, a comunicadora vê sua dedicação e entrega como elo que liga todas as funções que já abraçou. “Sou uma comunicadora muito forte no digital. Entrei para a televisão e essa comunicação se ampliou. Tenho uma marca de roupas, sou empresária. Entendi que o mais gostoso da vida talvez seja nunca precisar me definir”, afirma.
Para o próximo ano, Rafa já se prepara para um novo desafio: se jogar nos palcos do teatro. A atriz identifica que sente falta do contato mais pessoal com seu público, do olho no olho que o teatro lhe possibilita. Ela conta que já está estudando para isso e que, logo no primeiro semestre, nascerá um projeto com um lindo texto.
“Meu plano para o futuro é ser feliz. Resgatar quem sou e evidenciar isso sem medo do que podem pensar. Quero ser feliz, fazer quem amo feliz, aprender, estudar, evoluir como ser humano. Quero realizar o sonho de ser mãe. Não tenho pressa, mas [quero realizar] o sonho do legado que é deixar filhos, não interessa a quantidade, que levem adiante as coisas que aprendo com o mundo”, finaliza.






