Chegou aquela época mais doce do ano: fazemos uma força-tarefa na redação da Bazaar para experimentar diversos panetones e contar aqui o que achamos dos testes realizados. Leia as resenhas das marcas selecionadas, ranqueadas em ordem alfabética:
Amor aos Pedaços
Se você tem crianças ou adolescentes em casa, essa é a aposta certeira. A caixa vem com um saquinho com bicho de pé para que você possa rechear a massa como quiser. Além de ser delicioso para quem gosta do doce, é uma atividade divertida para fazer no fim de ano com a família.
Brasil Cacau
O panetone de Ovomaltine foi um dos preferidos da redação. Ele vem com uma cobertura maciça de chocolate ao leite que é até um pouco difícil de cortar. O panetone é bem recheado e o diferencial vem no pó crocante – que chega em um saquinho – para você mesmo decorar o topping.
Cacau Show
Nesta rodada nossa escolha foi o caramelo com flor de sal. Logo ao abrir o saquinho, o cheiro de panetone tomou conta da sala – ele é extremamente cheiroso. E se você busca uma massa bem macia, pode apostar: a do Cacau Show é perfeita. O recheio também é abundante e bem distribuído. Não fica acumulado só em algumas fatias, sabe?
Carlo’s Bakery
Nossa escolha foi o panetone de doce de leite com flor de sal, coberto por uma camada de chocolate branco. A massa tem pouco gosto do panetone tradicional, mas ele é muito bem recheado e bastante saboroso. Vale ressaltar que a caixa é linda, então já é uma boa dica de presente para o Natal.
Carmella
Experimentamos a versão pistache, com cobertura de chocolate branco. O recheio é de brigadeiro de pistache e é uma delícia, sem ser doce demais. Este é outro panetone que vale ressaltar a embalagem, pois ele vem em uma lata linda, que já rende como presente e vai fazer vista debaixo da árvore de Natal.
Cenoradas
Esse é diferentão e perfeito para quem não gosta de panetone! O cenoradas empresta o formato do tradicional doce para fazer um bolo de cenoura bem recheado de chocolate. Massa macia e sabor delicioso.
Emporio Santa Maria
Outro que provamos da família do limão: ele é recheado com creme de licor da fruta, o famoso Limoncello. A massa é bem molhadinha e leve. O recheio deixa tudo ainda mais saboroso, sem ser azedo demais – pelo contrário. Quem gosta de doce vai adorar.
Felice e Maria per Massimo Ferrari
Uma ótima opção para quem gosta mesmo do panetone tradicional, de frutas cristalizadas. O Felice e Maria segue a receita clássica, então não tem como errar. Massa muito saborosa e destaque para a casquinha de açúcar com amêndoas, que deixa o panetone ainda mais bonito na mesa. Perfeito para saborear no café da manhã.
Kopenhagen
Foi uma opção diferente experimentar o panetone de cereja com chocolate. E coloca chocolate nisso: ele é muito recheado! O mousse de chocolate vem com o sabor da cherry e o sabor fica bem característico para quem gosta da fruta. Boa opção para saborear com café, para que o doce não fique enjoativo.
La Pastina
Os panetones do La Pastina já são conhecidos da redação pelo seu processo totalmente artesanal de fabricação. Experimentos da versão de pistache com gotas de chocolate. Para começar, ele é muito cheiroso – tirado do plástico, enche a sala de aromas. O recheio é farto e o gosto é azedinho. Aprovadíssimo! Vale dizer ainda que a apresentação é linda, e ele vem em uma caixa bem caprichada.
Lindt
Que massa maravilhosa! Foi uma das preferidas da redação com seu sabor tradicional e textura molhadinha. Experimentamos a versão de doce de leite – muito saboroso, por sinal – que vem com recheio na medida certa. O chocolate que cobre o panetone também é qualidade Lindt, claro.
Lu Bonometti
Para quem não gosta de panetone muito doce, a opção de amêndoas com mel da Lu Bonometti é uma boa. A massa é mais para seca do que para molhadinha, deixando o sabor ainda mais tradicional. o recheio com passas claras, laranjas e cida cristalizada é bem reforçado.
Natural da Terra
O diferencial da linha própria da rede de hortifrutis é a embalagem, que você pode personalizar com nomes ou mensagens que quiser nas versões chocolate com avelã, doce de leite e trufado. Provamos o de avelã, que tem recheio na medida certa. A massa é de fermentação natural, criando um mix de texturas ainda mais interessante.
Nonna Rosa
O panetone da Nonna Rosa certamente tem uma receita própria de massa, pois seu sabor não é aquele com o qual estamos acostumados – é bem próprio da marca. A apresentação é uma graça, com crostinha de açúcar, e as fatias ganham muitas gotinhas de um saboroso chocolate.
Ofner
Este ano experimentamos o panetone com o irish cream, o tradicional “uísque” irlandês, ou Baileys como é conhecido no mercado. Foi uma das opções que comemos e repetimos, de tão gostoso que ele é. Além da massa tradicional bem úmida e saborosa, o recheio é farto e com sabor marcante de chocolate com notas de baunilha.
Quitanda
Essa versão Premium chegou fresquíssima em casa, praticamente saindo da fornada da Quitanda, da rua Matheus Grou, em Pinheiros, que programou a produção de apenas 200 unidades numeradas. O panetone é preparado com farinha italiana e manteiga francesa, garantindo uma massa mais macia e hidratada. São 48h de produção, em um processo de longa fermentação. Damasco, tâmara e cranberry com recheio de chocolate 65% Republica del Cacao, produzido no Equador, estão na receita, surpreendentemente leve e macia, além de extremamente saborosa.
S’Oui
O panetone de limão siciliano com gostas de chocolate da marca é uma explosão de sabores: o frescor e acidez do limão siciliano contrasta muito bem com as gotinhas de chocolate. Outro ponto positivo é que a lata do produto é linda, muito presenteável.
Starbucks Brasil
Conhecida pelos cafés de rua, a Starbucks Brasil dá o seu nome às sobremesas das ceias e festas natalinas. A novidade de 2022 é o panetone Red Velvet, ambos com fermentação natural. Ele pega emprestado a fórmula do famoso bolo vermelhinho e, em seu recheio, traz um leve toque de cream cheese, com bastante sabor e textura que levam o pensamento à receita original. Peca apenas pelo recheio irregular, com pedaços onde há muito creme e, em outras partes, nem tanto.
Sterna Café
Com uma lata assinada pelo artista urbano Kaká Chazz, esse panetone também é uma opção legal para levar de presente nos encontros de fim de ano. Tem gotas de chocolate e o recheio é de creme de cacau e avelã, o que traz um equilíbrio bem-vindo na doçura.