Jade Picon saiu do “Big Brother Brasil” direto para o elenco de “Travessia”, novela da Globo, e dividiu opiniões no papel de Chiara. “As críticas sempre vão estar lá, mas eu passo por isso desde os 13 anos, então aprendi a lidar melhor com elas”, conta a atriz, em entrevista exclusiva à Bazaar.
Nesta reta final da trama de Glória Perez, ela reservou um tempo para fazer um balanço da sua estreia na TV e também sobre a evolução da sua personagem. Leia na íntegra:
Como você lidou com as críticas negativas que recebeu no início da interpretação de Chiara?
As críticas sempre vão estar lá, mas eu passo por isso desde os 13 anos, então aprendi a lidar melhor com elas. Hoje não gasto energia com isso e é muito difícil eu responder algum hater.
Em relação ao meu papel na novela, as críticas construtivas eu trouxe muito pra mim e me ajudaram a evoluir no meu trabalho. Tive muito apoio do elenco, aprendi muito com a equipe. Os comentários baseados em ódio, lidei como sempre lido, que é não engajar, não deixar que isso afete a minha vida. Minha postura de hoje, a minha responsabilidade, o meu foco, a maneira como eu respondo e reajo, se dá muito a tudo que eu já passei, tudo que eu já fiz.
Gosto bastante de enxergar essa minha trajetória e o quanto eu luto pelos meus sonhos, sem deixar que opiniões alheias ditem a minha vida e minha capacidade de chegar onde eu quero.
Como foi para você a evolução como atriz e também a evolução do personagem?
Foi um processo de muita observação e disposição. Eu sempre soube que estava ali para aprender também, para absorver todo o conhecimento que o elenco e a equipe tinham para me oferecer. Fui muito bem acolhida e isso faz diferença no processo. Sempre tive o sonho de ser atriz, então agarrei essa oportunidade e tirei o melhor dela. Nunca busquei a perfeição, não é esse o meu objetivo. Quero evoluir, melhorar, dar a melhor versão de mim possível em tudo que me proponho a fazer. Aprendi muito sobre posicionamento de câmera, de luz, de decorar texto… Hoje alguns desses processos são mais naturais, outros ainda estão sendo aperfeiçoados. A Chiara é uma personagem muito forte e eu me senti desafiada logo de início e ainda me sinto, mas agora estou em outro momento com ela. É uma personagem que teve uma evolução pessoal muito interessante.
Nesta reta final da novela, Chiara tem ganhado muito mais destaque na trama. Como está a rotina de gravações?
Eu estou muito feliz com o destaque que a Chiara e a história dela vem ganhando na trama e isso, consequentemente, gerou um maior tempo de gravação da minha parte. Geralmente é uma carga horária de 11h por dia de segunda a sábado, é bem intenso, mas é algo que eu faço super disposta. Nessa reta final intensificou ainda mais, mas por eu já ter a experiência de trabalhar desde muito jovem, eu sempre tive que conciliar a minha agenda com estudos, trabalhos, e é o que eu sigo fazendo hoje em dia. Conciliando as gravações, com meus trabalhos de publicidade, treinos e com a minha vida pessoal. Mas acredito que tudo que você faz com amor, por maior que seja a carga, ela não é pesada, pode ser intensa, mas acaba ficando leve. A rotina tá uma loucura, mas eu estou feliz.
Você acha que Chiara terá um final feliz? O que você deseja para ela?
Eu acredito e espero que sim. Mas também acredito que a felicidade é relativa, e eu quero que ela, apesar de casar, descubra se irá terminar sozinha ou não, se vai estar com o bebê ou se realmente vai colocar para adoção. Eu acho que o que faz muita falta é essa história da mãe e eu acredito que todas as outras questões na vida dela dependem muito disso, e eu queria que ela realmente descobrisse, principalmente que agora tem a questão do filho e ela ainda não descobriu tudo sobre a mãe, né?! E é algo que faz muita falta para ela, a Chiara pensa muito na mãe a todo momento, e não sabe de nada, então eu quero, e até posso dar um spoiler, eu gravei esses dias com a Grazi [Massafera], e quero que ela resolva essa história para ela, acho que vai trazer muita iluminação na vida dela para todos os outros assunto.
Já pode revelar seus planos para quando a novela acabar? Vai tirar férias ou já vai engatar novos projetos?
Temos alguns planos que estão em mente, mas eu sou uma pessoa que quando estou em um projeto, me dedico 100% a ele, então meu foco está total na reta final da novela. O desejo de continuar atuando existe e pretendo levar isso para a minha vida, mas também tenho outras partes da minha vida e carreira que precisam da minha atenção após o fim das gravações.