Por Marcela Palhão e Sophia Lopes
Não são só as roupas desfiladas no SPFW que entregam o que iremos usar nos próximos meses. As maquiagens e penteados criados por beauty experts também apontam as principais tendências. Na 55ª edição da maior semana de moda da América Latina, não faltaram inspirações para renovar o visual.
Pensando nisso, a Bazaar selecionou cinco tendências de inverno que prometem ser destaque ao longo da temporada. Saiba mais sobre cada uma, com dicas dos principais maquiadores do Brasil.
Tons terrosos
Em uma temporada em que as peles naturais e iluminadas foram destaque, os tons terrosos completaram com perfeição as belezas elegantes. Olhos, bochechas e lábios ganharam cores mais neutras, mas não menos belas. É o caso da beleza criada por Helder Rodrigues para o desfile de Weider Silveiro. Com a pele apenas hidratada e levemente corrigida, o beauty expert usou o Balm Multifuncional Marrom da Herō Beauté nos olhos e nos lábios, criando um visual monocromático.
“Com o skincare e a dermatologista em dia, você se sente mais seguro de não cobrir o que está feito. Na prática, comece a cuidar da pele e aceitar poros, sardas, texturas. Comece a sair mais natural, porque, além de tomar menos tempo, agride menos a pele. Tire um processo de cada vez: um dia sem pó, no outro sem base, assim por diante”, aconselha Helder para quem quer investir em uma beleza mais natural.
Lábios degradê
Duas belezas chamaram a atenção pelo foco nos lábios, com tons degradês. A primeira foi a maquiagem criada por Katia Araujo, maquiadora e porta-voz da MAC no Brasil, para a apresentação de Silvério. “Usamos um contorno labial, com cores adaptadas conforme o tom e subtom da pele de cada modelo. Mas o gloss foi o mesmo, o Squirt na cor Jet, que tem um filtro preto. O diferencial é que o gloss não vem só no centro do lábio, como normalmente é feito, ele pega todo o contorno, criando uma projeção maior”, explica Katia.
O outro visual que seguiu uma linha semelhante, com um resultado completamente diferente, foi a beleza assinada por Laura La Laina, no desfile de Marina Bitu. Para a ocasião, a beauty expert criou um degradê avermelhado, usando três tons alaranjados, remetendo à romã.
Cores nos olhos
Não faltaram cores na 55ª edição do SPFW – principalmente quando o assunto é beleza. Sombras néon, pinturas faciais e pontos de cor foram algumas técnicas usadas pelos beauty artists da edição, criando opções para todos os gostos. Uma das maquiagem que se destacaram foi o visual de Martins, com assinatura de Laura. Para este desfile, a maquiadora se inspirou, assim como a marca, no New Wave, traduzindo isso na beleza com um blush cartão bem rosado e uma sombra neon verde, investindo na combinação infalível.
Para quem ainda não se jogou nos tons mais ousados, Lara entrega seus conselhos: “a primeira dica é mudar a forma como pensa na maquiagem quando se automaquia. Se a proposta é de fato se divertir, fica mais leve. A outra é incluir as cores aos poucos. Em um dia, pega o batom mais rosa que tiver e aplica na bochecha. No outro, escolha um verde e esfume nos olhos, com os dedos mesmo, sem pensar. Veja o que isso te desperta. Para incorporar cores na maquiagem, tem que mudar a cabeça.”
Wet hair
Uma das principais tendências de beleza do momento, o cabelo com efeito molhado, também apareceu nas passarelas do SPFW. Para o dia, a dica é adicionar gel, spray ou pomada na raiz do cabelo, dividindo os fios meio a meio ou criando uma risca lateral, como fizeram Laura La Laina para Marina Bitu e Robert Estevão para Forca Studio. À noite, é possível encorpar o visual levando os produtos por todo o comprimento das madeixas, como na beleza de Greg Joey, assinada por Vanessa Rozan.
Nos cabelos cacheados, é indicado pentear os fios com um pente grosso, adicionar um modelador ou ativador de cachos e cremes com consistência mais densa.
Delineado gráfico
Não faltaram delineados gráficos nos desfiles, a exemplo da beleza da Forca Studio, assinada por Robert Estevão, que acompanhou a proposta mais urbana da coleção. O ponto de destaque do make foi um delineado preto bem reto, adicionando dramaticidade, que pode ser adaptado com traços menores para quem ainda não quer arriscar muito no dia a dia. A dica é apostar no delineado invertido, abaixo da linha d’água, e puxar o risco até o canto interno do olho, para valorizar ainda mais o olhar.
Para quem já está familiarizado com a tendência, por que não adicionar um pouco de cor? Traços coloridos e até mesmo metalizados, como fizeram AZ Marias e Meninos Rei, deixam o visual mais moderno e divertido.